Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Representantes se comprometem com melhoria do transporte público

Um debate caloroso de aproximadamente 5 horas entre cidadãos, representantes do setor de transporte público e vereadores marcou a audiência pública – realizada nesta quarta feira (21/08) – na Câmara Municipal. Na pauta de discussão estava a situação do transporte público e a mobilidade urbana.

Presidida pelo vereador Junior Borges (DEM) (foto), a audiência havia sido solicitada em fevereiro, mas foi reformulada e construída com a participação efetiva de integrantes do bloco Re-Existência, grupo formado por jovens, na maioria estudantes, que luta por melhorias na qualidade de vida em Camaçari.

O principal saldo da atividade ficou por conta do reforço, por parte dos representantes do poder público, de que serão tomadas medidas que melhorem a prestação do serviço de transporte no município. Uma das ferramentas que representam esse comprometimento é o cumprimento efetivo de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado tempos atrás entre Prefeitura, empresas de transporte e o Ministério Público.

Para o promotor de Justiça Luciano Pitta, é preciso que a fiscalização em relação ao cumprimento desses termos pelas empresas seja uma constante. Nesse sentido, ele ressaltou a importância da Câmara proporcionar esses debates, lançando o olhar para a situação e trazendo a comunidade para participar dessas discussões. “Serviço de qualidade é alcançado também com a participação de todos”, declarou.

O técnico da Superintendência de Trânsito e Transportes de Camaçari (STT), Wagner Santana, também falou sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas. “O Poder Executivo não está parado. Existem discussões em andamento, dentre elas estudos para saber como – e se é possível – reativar o funcionamento do trem, a realização do recadastramento de idosos e pessoas com necessidades especiais para termos a real noção sobre essas demandas, dentre outros. Antes mesmo do movimento pelo Passe Livre ir às ruas, já estávamos desenvolvendo o Plano de Mobilidade Urbana do município, que está em construção”, explicou.

A representante do movimento Re-existência, Rafaela Cardoso, cobrou das autoridades transparência e questionou sobre os gastos da Prefeitura com mobilidade urbana. A estudante também leu a pauta de reivindicações do grupo e pediu apoio à sociedade “Peço a colaboração de toda a comunidade, pois o que estamos solicitando é a melhoria dos serviços oferecidos”, declarou.

Contribuíram com a audiência na condição de palestrante a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ilce Marilia Dantas Pinto, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município (SEDUR), Dionísio Caribé, o diretor de comunicação da SINDTRANS, Mário Reis, e o presidente da Associação dos Mototaxistas de Camaçari, Ferreira Junior, e a integrante do Movimento Passe Livre de Salvador (MPL), Cláudia Garcia.

Para o vereador Junior Borges (DEM) a participação popular foi fundamental para o sucesso da atividade. “As organizações sociais estavam presentes, o grupo Re- existência estava presente e os palestrantes puderam esclarecer dúvidas da sociedade. Esse conjunto de fatores faz com que a cidade saia ganhando. Estamos apenas começando. Esta Casa percebeu a importância do tema e agora temos que dar espaço aos debates sobre a criação do Conselho Municipal do Transporte, apresentar sugestões para melhorar a mobilidade fazer com que as entidades representativas também participem disso”, avaliou o edil.