Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Em Sessão Especial, Câmara exalta história da África

Com o tema “As faces da África: da colonização à soberania política”, a Câmara de Camaçari realizou nesta sexta-feira (29/05), mais uma Sessão Especial em homenagem ao Dia de África.

 Para o presidente da Casa e proponente da sessão, vereador Marcelino (PT), esta é uma oportunidade de reforçar o orgulho pela origem africana. “É um momento de reconhecer que a gente precisa conhecer o nosso passado, independente de religião, do nosso Deus, de ideologia política. Muitos falam com orgulho das origens e porque nós não? Todos que estão aqui devem ter orgulho de dizer: sou africano, sou negro, e tenho orgulho disso”, afirmou.

A professora da rede municipal de Camaçari, Margarida Alves, ao fazer uso da palavra, falou do preconceito com que a história do continente é tratada nas escolas. “É difícil ser professora de história, especializada em História Africana e Indígena, e ver muitos alunos que ainda pensam que África é um país, e que não demonstram nenhum interesse pela história do continente de origem”, ressaltou.

O professor de Filosofia e mestrando em Filosofia Política pela Ufba, Walter Alves, aproveitou a oportunidade para indicar alguns livros que contam a história da África de uma maneira diferente das contadas em livros didáticos usados comumente nas escolas.

 

“Durante muito tempo, mitos e preconceitos de toda espécie esconderam do mundo a real história da África, mas hoje temos diversos livros que contam a história do continente, não com olhar de colonizador, mas com olhar que busca mostrar beleza e as verdadeiras histórias”, finalizou.