Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Em Sessão Especial, Câmara propõe agenda de debate com movimentos sindicais

Estabelecer uma agenda de encontros entre os vereadores e os movimentos sindicais que atuam no município para tratar de demandas das categorias. Esta foi uma das indicações feitas pelo presidente da Câmara de Camaçari, vereador Marcelino (PT), durante a Sessão Especial em homenagem do Dia do Trabalhador, realizada nesta quarta-feira (20/05). A sessão foi proposta pela Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em seu discurso de abertura, o parlamentar informou que já foi solicitada uma audiência com o governador Rui Costa para tratar de temas relacionados aos trabalhadores. “Tenho origem no movimento social e sempre defendi o diálogo franco e aberto. É importante discutir não só a geração de empregos, mas também aspectos como segurança pública que também afeta diretamente os trabalhadores do nosso município”, destacou.

A proposta de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico esteve também na pauta de discussão, assim como o projeto de terceirização (PL 4330), que segue tramitando no Senado Federal. Os representantes dos movimentos sindicais manifestaram-se contra o projeto e apontaram que o mesmo pode prejudicar conquistas históricas dos trabalhadores.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza de Camaçari (Sindilimp), é preciso mobilização nacional para que a voz dos trabalhadores seja ouvida. “O projeto além de prejudicar os trabalhadores financeiramente, também institui a segregação, já que propõe até a existência de espaços diferenciados para estes trabalhadores terceirizados”, defendeu.

Para o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Camaçari, Gilmário Araújo, algumas conquistas também devem ser lembradas, como a aprovação da Lei Anticalote, sancionada pelo Governo do Estado e que leva a Bahia a ser o primeiro estado brasileiro a ter uma legislação que protege os trabalhadores terceirizados do serviço público estadual de sofrer calote dos contratantes.

Participaram ainda da sessão representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representantes de sindicatos que atuam em Camaçari e região, além de representantes de movimentos sociais. Os vereadores Marcelino (PT), Jackson (SD), João da Galinha (PRTB)), Elias Natan (PV), Professora Patrícia (PT), Pastor Neilton (PSB) e Oziel (PT) também fizeram uso da palavra.