Entrega de honrarias marca celebração na Sessão Especial do Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Camaçari realizou na manhã desta terça-feira (29/11) uma Sessão Especial comemorando a passagem pelo dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A sessão foi marcada, principalmente, pela entrega da medalha Zumbi dos Palmares a algumas figuras públicas no município.

A sessão foi solicitada pelo vereador Ivandel Pires (Cidadania), que deu início convocando os palestrantes e os convidados de honra a ocuparem seus lugares de honra, ao som da cantora Neide Teles. Em seguida o grupo Capoeira Show, do mestre Brandão fez uma apresentação onde os participantes jogam e declamam poemas contando histórias sobre a arte da capoeira.

O primeiro palestrante foi o pastor e advogado Gilberto Cruz, que ressaltou a importância do Estatuto da Igualdade Racial no Brasil como instrumento de luta para o povo negro e falou sobre educação antirracista. “É preciso mudar a gestão escolar, pois a pedagogia brasileira é bastante colonizada. O aluno negro quando vai para a escola ele não se sente representado, pois todos os heróis ensinados são de pessoas brancas”, comentou.

O segundo palestrante foi o também advogado, Fernando Santos  presidente da Associação Brasileira de Advocacia Criminal da Bahia, que, de forma didática, focou no histórico e importância de uma educação antirracista como forma de libertação. Para Fernando “uma educação antiracista vai nos libertar, vai permitir que tenhamos uma visão mais lapidada das relações juridicas e como isso vai interferir na nossa realidade, pois nós vivemos numa estado democrático  de direito, e se não entendermos quais são as regras que nos garantem cidadania e quais são os instrumentos que nós temos para enfrentar tudo que nos ataca, vamos continuar correndo na mesma régua e nos contentando com o que a branquitude nos oferece””.

A sessão contou ainda com a participação de Roseane Braga, gerente de comunidades tradicionais da Secretaria Desenvolvimento Social(Sedes).

Medalha Zumbi dos Palmares

Após as palestras a Casa concedeu quatro Medalhas Zumbi dos Palmares. O vereador Tagner Cerqueira (PT) entregou a medalha ao sr. Aldemario de Araújo Alexandrino; o vereador Jamessom (União) entregou a medalha a srª Ângela Maria Santos da Silva; o vereador Gilvan Souza (PSDB) entregou a medalha ao sr. Alan Cordeiro dos Santos; e o vereador Ivandel Pires entregou a medalha ao sr. Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido na cidade como Bule-Bule, um dos maiores repentistas vivos na atualidade, mas que por motivos de saúde não pode comparecer, recebendo a medalha por ele seu filho Paulo Bule.

The gallery was not found!