Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Equipamentos de saúde para idosos e recém-nascidos são solicitados durante sessão

 

Com uma pauta extensa, a Câmara Municipal voltou a debater a saúde no município, durante a 13º Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (05/05). O vereador João da Galinha (PRTB), através do Requerimento Nº 134/2015, solicitou a instalação da UTI neonatal no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

“Não dá para aceitar crianças sofrendo por não poderem contar com os serviços oferecidos por uma unidade como a UTI neonatal. O poder público tem que oferecer todo o suporte para estas mães que estão em um dos momentos mais delicados da vida, com filhos doentes e necessitando de atendimento”, defendeu o edil.

O presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Elias Natan (PV), também defendeu a matéria. “O HGC é um local onde muitos partos são realizados. Temos profissionais querendo exercer sua função com qualidade, porém não contamos com todos os equipamentos necessários”, completou.

Já o vereador Jorge Curvelo (DEM) defendeu que os parlamentares reúnam-se com o secretário de Saúde do Estado para buscar soluções. “Temos que levar esta solicitação a quem pode resolver imediatamente, por isso devemos viabilizar uma nova audiência na Secretaria Estadual de Saúde”, pontuou.

Outro ponto alto da sessão foi o debate provocado pela Indicação Nº 270/2015, de autoria do vereador Oto da Farmácia (PSD), que solicita a criação do Centro de Referência em Atenção a Saúde da Pessoa Idosa (CRASPI). “A ideia é ampliar a assistência ao idoso, com o trabalho de profissionais especializados neste tipo de paciente”, defendeu.

Para o vereador Falcão (DEM), além da assistência aos problemas físicos, este espaço também ofereceria um apoio psicológico e emocional. “Infelizmente sabemos que muitos idosos são abandonados por seus parentes, o que costuma gerar doenças como a depressão, por exemplo. Por isso entendemos que é bom ter um espaço voltado exclusivamente para atender os idosos do nosso município”, concluiu.