Escolas municipais podem oferecer aulas de capoeira como opção curricular
As escolas do município de Camaçari podem passar a oferecer aulas opcionais de capoeira na grade curricular. Esse é o teor da Indicação No 1230/2021, de autoria do vereador Val Estilos (REPUBLICANOS). A matéria, direcionada ao Poder Executivo, destaca a inclusão de aulas de capoeira como atividade curricular de integração sociocultural e desportiva.
“Considerando o esporte como maior meio de inclusão social que existe, a prática da capoeira através das aulas visa proporcionar aos alunos da rede pública municipal de ensino acesso a dados e informações necessárias para a valorização da capoeira como fator de integração da comunidade com a escola”, reforçou o vereador.
Para Val Estilos, incentivar a prática da capoeira também irá promover a oportunidade de uma análise crítica dos impactos causados, tanto pela discriminação do praticante da modalidade, como pela oportunidade de se trabalhar por uma educação integral do ser humano.
“A capoeira chegará como mais uma alternativa de atividade esportiva para os alunos, disseminado os conhecimentos sobre a arte da capoeira e da cultura africana e afro-brasileira. Essa seria uma ação de extrema importância para o fortalecimento de uma educação plena”, concluiu.