Estudantes do Centro Educacional Carpe Diem fazem visita à Câmara de Camaçari

A Câmara de Camaçari recebeu, na manhã desta terça-feira (24), a visita de estudantes do Ensino Fundamental da unidade do Centro Educacional Carpe Diem, localizada em Monte Gordo. Os estudantes fizeram um tour por todos os setores, conhecendo o funcionamento da Casa Legislativa.

A visita faz parte do projeto pedagógico da disciplina História, da professora Lucicleide Pereira. A atividade já é realizada há quatro anos. “Essa visita é para os estudantes se aproximarem do Poder Legislativo Municipal que estudamos na teoria em sala de aula. Serve para eles compreenderem que a Câmara vai muito além da figura do vereador, pois é esse trabalho conjunto de toda a administração que de fato faz o trabalho do vereador acontecer, para que a gente consiga vivenciar na prática uma melhora na qualidade de vida”, ressaltou a professora.

A turma veio acompanhada da diretora da unidade, professora Eliene Paz, que explicou que esta é uma atividade da pedagogia de projetos, dividida entre o antes, durante e depois. “O antes é o material que vemos em sala de aula, que nos prepara para este momento da visitação. O depois consiste na avaliação dos estudantes sobre o que eles vivenciaram aqui na Câmara Municipal”, explicou.

O estudante Guilherme Rodrigues, do 8º ano, disse que gostou muito da visita e ficou admirado como a Câmara é de fato um espaço para manifestações das mais variadas categorias. “Conhecendo agora de perto consegui entender melhor o papel dos vereadores para o município”, pontuou.  Já a estudante Mariana Donato, disse ter achado a visita muito interessante. “Conhecemos várias pessoas dos diferentes espaços em que acontece todo o processo legislativo. Eu realmente gostei muito da visita, tanto que eu gostaria de trabalhar aqui”, afirmou.

Representando a Câmara, o chefe de gabinete da Presidência, Robson Gomes, explicou que a Casa buscou trocar experiências com outras instituições para aprimorar o trabalho legislativo. “Uma das ações que trouxemos é a Escola Legislativa, que busca colocar em prática a concepção de Câmara do povo, que é colocar os estudantes para vivenciarem o trabalho legislativo e inspirar essas crianças a atuarem em suas comunidades, fortalecendo assim a cidadania”, explicou.

A visita deixou muitas impressões positivas para os estudantes e educadores. “A cada vez que vemos temos uma recepção melhor da Câmara, e conseguimos juntos com os estudantes contextualizar a teoria com a prática, aprendendo com a vivência e tendo uma experiência que levarão para toda a vida”, finalizou a professora Lucicleide.

tv CÂMARA


27.09 | Audiência Pública para a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre – 26 de Setembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube