Grupo formado por 5 pessoas desocupa plenário da Câmara Municipal; presidente receberá comissão
O grupo, formado por 5 pessoas, que ocupou o plenário da Câmara Municipal de Camaçari durante a madrugada o local no início da manhã desta quarta-feira (17/07). A desocupação aconteceu depois que o presidente da Câmara, Teo Ribeiro (PT), se comprometeu a receber uma comissão que deverá apresentar uma pauta de reivindicações. O acordo foi intermediado pelo comandante da Polícia Militar, coronel Píton. A reunião acontecerá logo mais, às 15h.
Durante a noite, o grupo que ocupava o prédio foi se diluindo e perdendo força com a saída gradual e espontânea dos participantes, até restarem apenas os cinco integrantes. Mesmo com os apelos desse grupo por uma nova manifestação na manhã de hoje, o movimento não aconteceu pelo não comparecimento das pessoas, o que pode ter contribuído para a desocupação do prédio.
Entenda o caso – A ocupação do plenário aconteceu após o encerramento da sessão realizada ontem (16/07), quando foi aprovada em primeira votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A sessão transcorreu sob protestos dos manifestantes que exigiram o uso da palavra e o debate sobre a lei, que já foi debatida publicamente de maneira ampla em diversos momentos anteriores.
Sensível às reivindicações, o presidente da Casa solicitou a criação de uma comissão que seria recebida posteriormente pelos parlamentares, já que o Regimento Interno da Câmara não permite a participação da assistência durante as sessões, a não ser quando o cidadão solicita antecipadamente espaço na Tribuna Cidadã. O grupo não chegou a um acordo e o diálogo não foi mais possível.
Com o acordo firmado na manhã de hoje, o presidente Teo Ribeiro espera dar andamento ao diálogo. “Desde o início estamos abertos ao debate, mas é preciso que isso seja feito de maneira ordeira e respeitosa e não através da intransigência”, declarou.