INDICAÇÃO 028/2009 – Solicita à Prefeitura Municipal de Camaçari a criação do CENTRO HEBIATRICO MUNICIPAL DE CAMAÇARI
Hebiatria é uma palavra de origem grega que significa medicina da juventude. Traz consigo uma referência a Hebe, a deusa grega da juventude, filha de Zeus e de Hera. No Brasil, embora a especialidade exista há mais de 30 anos, poucos a conhecem.
A adolescência é a fase peculiar da vida. Nenhuma outra é tão marcada por mudanças físicas e questões relacionadas ao desenvolvimento psicossocial como essa que vai do fim da infância até a entrada no mundo adulto, ou seja, dos 10 aos 20 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O médico hebiatra é um clínico-geral especializado em adolescentes. Cuida do desenvolvimento físico, tratando e prevenindo doenças do jovem nessa faixa de idade. Verifica se está crescendo adequadamente, ou não, e prescreve as vacinas que precisam ser ministradas ma adolescência. Todo mundo se lembra das vacinas que devem ser tomadas na infância. Já as da adolescência, muitas vezes, ficam relegadas a um segundo plano.
É função também do hebiatra estar atento ao desnvolvimento psicossocial no que diz respeito ao convívio social, como a interação com o grupo de amigos a experimentação de drogas, o início da sexualidade.
O município de Camaçari possui um número cada vez mais crescente de jovens nesta faixa etária, e diante de se classificar na condição urbana de cidade de porte médio, Camaçari apresenta todos os sintomas sociais positivos e negativos de uma cidade em expansão. Entre essas características temos um aumento considerado da violência urbana, aumento do desemprego, além dos mais jovens passar a sofrer com a doença do século XXI mais frequentes de cunho psicológico (stress, depressão, angústia e ansiedade).
A implantação dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) no nosso município , vem produzindo um efeito positivo porém ainda tímido, pois a juventude não se sente parte destes projetos e ainda vêem com um certo preconceito estas instituições, pois tem medo de serem interpretados como alguém que está recebendo uma esmola ou mesmo um doente que precisa de psicólogo.
O Centro Hebiátrico, traz como proposta uma atenção específica a este setor da sociedade, pois sua estrutura e a concepção de funcionamento requer especialidades desde a arquitetura e ores sedutoras de jovens, até mesmo médicos especializados com propostas que atenda o linguajá e os interesses mais contemporâenos possíveis que a dinâmica da idade exige. Evitando assim a resistência aos tratamentos e orientações médicas propostas.
Os resultados esperados:
a) oportunizar à juventude uma saúde preventiva;
b) mitigar a delinquencia juvenil e a gravidez na adolescência;
c) elevar a auto estima da juventude;
d) apresentar a nossa sociedade mais uma especialidade de saúde pública, gratuita e de qualidade;
e) capacitar nossos educadores de como podemos melhorar a relação com a juventude (educação continuada) f) criar a oferta de empregos diretos e indiretos