Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Indicação – Nº 445/2013 – iluminação externa em cor ROSA, no monumento Cidade do Saber em alusão ao Novembro Rosa

Ex.mº. Sr. Teobaldo Ribeiro

MM. DD. Vereador-Presidente

 

 

 

Indicação – Nº 445/2013

 

 

O vereador subscrevente, nos termos regimentais, INDICA ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Camaçari, Sr.Ademar Delgado, que seja feita a iluminação externa em cor ROSA,  no monumento Cidade do Saber em nosso município, durante o mês de outubro.

 

 

 

Justificativa:

 

Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. A orientação para as mulheres com mais de 40 anos é fazer o exame clínico uma vez por ano.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele, e o mais freqüente entre as mulheres.

 

No mundo inteiro diversos monumentos são iluminados na cor rosa, numa campanha educativa, chamando a atenção da população feminina para a necessidade de realizar os exames preventivos. A Cidade do Saber é um símbolo da cidade reconhecido mundialmente, tem localização privilegiada, conta com a presença constante da população em suas imediações, o que facilita a visualização, atingindo desta forma o objetivo da disseminação da campanha.  

                        Desta forma, solicito a aprovação da referida Indicação pelos meus pares desta Casa. 

 

 

 

 

SALA DAS SESSÕES, 30 de setembro de 2013

 

 

Elias Natan Moraes Dias

VEREADOR – PR