Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Lavagem de Arembepe fecha o ciclo de festas populares de Camaçari

 

Movidos por cânticos, pela alegria das baianas, da banda de sopro e com as bênçãos dos Filhos de Gandhy, Arembepe deu início na sexta-feira (28/03) à sua tradicional lavagem.

A festa teve início com o cortejo religioso em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. O evento encerra o calendário dos festejos populares do município e é um dos mais antigos e conhecidos da região.

Para a aposentada Anita Pereira, este é o momento de agradecer e festejar. “Eu sempre participei da lavagem, quando era mais jovem vinha todos os dias, mas agora com 67 anos nao tenho mais pique para isso. Venho para o cortejo para agradecer a São Francisco, e deixo a folia para os jovens”, contou.

O percurso, que teve início na Igreja da Volta do Robalo, seguiu até a igreja do padroeiro da localidade na Praça das Amendoeiras. São aproximadamente dois quilômetros de uma caminhada de fé.

Para o vereador Elias Natan (PV), morador da localidade, é importante seguir todo o percurso para perpetuar a cultura local.

“Estamos mantendo esta tradição viva.  Como parlamentar representante da localidade, não poderia deixar de participar” declarou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Teo Ribeiro (PT). “É o momento de brindar a fé, a crença naquele que protege o povo da localidade, que é São Francisco de Assis”, complementou.

O santo é conhecido por ser o padroeiro da ecologia e foi escolhido para ser padroeiro da localidade por Arembepe ser conhecida como a localidade da preservação ambiental. Muitos naturistas frequentam a região, em busca da tranquilidade da Aldeia Hippie, do banho de mar na praia denominada Piruí, ou ainda para visitar o Projeto Tamar.

“Nós participamos da primeira lavagem em Barra do Pojuca e agora estamos encerrando aqui em Arembepe, localidade conhecida por suas riquezas naturais, o que é um orgulho para Camaçari. Não é a toa que estamos encerrando aqui, podemos observar o povo participando, alegre. Espero que permaneçam assim até o fim da festa, concluiu o vereador Wilton de Ferrinho.