Lavagem de Barra do Pojuca abre calendário de festas populares de Camaçari
A Lavagem de Barra do Pojuca é a festa que abre o calendário dos festejos populares do município de Camaçari. Nesta sexta-feira (15/01), as ruas da localidade foram tomadas por religiosos, populares e autoridades que seguiram o cortejo até a Igreja de São Francisco de Assis, padroeiro do local.
Para o vereador Elias Natan (PV), a lavagem é sinônimo de tradição por ser uma das mais antigas da região. “Como todo festejo popular, a festa de Barra do Pojuca é importante para afirmação da nossa tradição. Aqui é possível ver a união de religiões no espírito de propagar a fé e pedir bênçãos ao padroeiro, passando a tradição de uma geração para outra”, declarou.
Para o vereador Wilton de Ferrinho (SD), é um momento dedicado ao agradecimento e à fé. “Este é um dos momentos em que, junto com a população, pedimos proteção ao padroeiro São Francisco”, acrescentou.
Este ano, o grupo de dança Espermacete puxou o cortejo até a igreja, onde foi feita a lavagem da escadaria. Para Nildes Bonfim, líder do grupo, participar do evento é um presente. “Sinto-me feliz em estar aqui realizando o sonho do meu avô, que teve a ideia do grupo estar na frente do cortejo. Repassar tudo que aprendemos para essa moçada e propagar nossa cultura é a melhor sensação que poderíamos ter”, contou.
Também presente no festejo, o vereador Jorge Curvelo (DEM) também lembrou que participar da festa é também uma oportunidade de acompanhar as necessidades do povo, da localidade. “Além de um momento religioso e de festa, também é um momento dedicado a estar mais próximo da comunidade, acompanhando as necessidades e urgências”, finalizou.