Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Lavagem de Monte Gordo reúne centenas de pessoas no tradicional cortejo

Com baianas, sambistas, capoeiristas e músicos percussivos e de bandas tipo charangas, Monte Gordo viu suas ruas cheias durante a tradicional lavagem em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. O cortejo saiu da praia de Guarajuba e seguiu até a Igreja que leva o nome do padroeiro, no centro de Monte Gordo.

Como manda a tradição, as baianas formaram a linha de frente abençoando as pessoas que assistiam a passagem do grupo com água de cheiro e alfazema. A baiana Esmeralda, moradora de Jauá, participou pela primeira vez do evento e destacou a alegria que marca o cortejo. “É a primeira vez que participo e estou impressionada com a alegria do povo. Essa é uma manifestação importante para nossa comunidade e estou muito feliz em prestigiar”, pontuou.

Vereadores e lideranças políticas marcaram presença no cortejo. O vice-presidente da Câmara de Camaçari, o vereador Zé do Pão (PTB), foi um deles. “Essa lavagem é de grande importância para nosso município, porque além de aquecer a economia local, também é um momento religioso e de manifestação da fé. Estamos aqui também pedindo a nosso padroeiro São Francisco de Assis que proteja Camaçari e dê muita sabedoria aos nossos governantes para melhorar a vida de nosso povo”, declarou Zé do Pão.

O vereador Marcelino (PT) também esteve presentes e também destacou a importância do momento. “Essa é uma tradição de longo tempo que se perpetua e vai dando continuidade ao ciclo de lavagens que terminará com Jauá e Arembepe. Nosso povo segue fortalecendo nossa história e nossas tradições”, finalizou.