Lavagem em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes retorna à Jauá após dois anos
Após dois anos sem receber a procissão das baianas para a lavagem das escadarias da igreja do Bom Jesus dos Navegantes, em Jauá, as ruas da praia da mais antiga localidade de Camaçari se alegraram, na manhã desta sexta-feira (27/01), durante a passagem do cortejo que veio animando por toda a Rua Direta de Jauá. Além das baianas, seguiam grupos de cultura popular como capoeiristas, sambistas, bandas de percussão e sopro, e até um grupo de idosos que foram se exercitando por todo o trajeto.
Como de costume, compareceram expoentes do cenário político local e regional, cada um com muitos seguidores neste momento ímpar da tradição cultural camaçariense. Entre as lideranças não podiam faltar os vereadores de Camaçari, alguns deles moradores de Abrantes, como o vereador Mar de Areias (União), que estava emocionado durante a procissão. “Essa lavagem de Jauá e de nosso padroeiro Bom Jesus dos Navegantes é muito importante, a gente vê o calor humano, o calor das pessoas, muita gente que a gente não via e agora está aqui vendo. Só tenho a agradecer a Deus por tudo isso”, comemorou.
O vereador Dr Samuka (Cidadania), morador de Abrantes, também marcou presença no evento. “Foram dois anos sem os festejos da costa de Camaçari e hoje retornamos às festividades de Jauá, que é uma das mais importantes de Camaçari, e que também é um momento de fomentar a economia local”, afirmou: A expectativa da festa como um atrativo turístico também foi compartilhada pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT), que disse que a verdadeira Camaçari tem de investir no turismo. “Esse é o caminho para que a gente atraia negócios para o município, aquecendo o comércio de nossa orla”, refletiu.
Moradores nativos de Jauá, Ronaldo e Rosângela estavam vendendo bebidas em um isopor. Falando sobre o que achava da festa, seu Ronaldo disse que mencionou que a festa está bem diferente de antigamente. “Não tem mais os grupos musicais dos nativos, todas as bandas são de fora, por exemplo”, citou.
A procissão chegou às escadarias da Igreja de Bom Jesus dos Navegantes perto das 13h, e nem o sol forte nem a fome ou sede diminuíram a empolgação do povo que brincava em meio à chuva de lavanda que lavavam a frente da igreja. Com o adiamento da lavagem de Abrantes em homenagem à São Sebastião, Jauá fecha as lavagens de janeiro em Camaçari, restando ainda Arembepe e Abrantes para fechar as lavagens do verão do município.