Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Legislativo quer limpeza das lagoas do Fradinho, Abrantes e Jauá

 

Garantir a limpeza e a retirada de resíduos sólidos das lagoas das localidades de Fradinho, Abrantes e Jauá. Esse é o objetivo da Indicação Nº 092/2022, de autoria do vereador Gilvan Souza (PSDB), aprovada pela Câmara de Camaçari.

Em defesa da matéria, o vereador lembrou que o município possui uma grande quantidade de lagoas, com alimentação de nascentes e interligadas através de redes subterrâneas, tendo inclusive, ligação com aquíferos da região. Segundo o vereador, o crescimento populacional, poluição por esgoto doméstico, descarte criminosos de resíduos e assoreamento, proporcionou um ambiente propício para o crescimento desordenado de plantas aquáticas nas lagoas, impedindo a oxigenação da água e destruindo importantes ecossistemas.

Essa vegetação de áreas alagadas são as chamadas macrófita aquáticas, plantas com grande capacidade de proliferação, que aceleram a evaporação da água, causam acúmulo de matéria orgânica no fundo dos lagos e auxiliam no aumento da emissão de gases do efeito estufa. “Existem importantes estudos realizados no país que apontam os danos que a reprodução desordenada dessas espécies aquáticas podem causar ao meio ambiente. Em algumas situações, as macrófitas aquáticas podem contribuir para o processo de deterioração da qualidade da água”, citou o vereador.

Ainda segundo Gilvan Souza, recomenda-se que a limpeza compreenda um conjunto de ações que contemplem a retirada de redes de esgoto clandestinas, supressão vegetal com a retirada das raízes, detritos e excesso de material orgânico, ordenamento do entorno das áreas alagadas e a recomposição de vegetação nativa.

“O investimento nesse serviço será de grande relevância para as comunidades, devolvendo os espelho d’água, melhorando a qualidade hidrográfica da região, retendo a água durante todo o ano e mantendo as áreas alagadas, tendo influência também no Turismo e bem-estar, possibilitando práticas esportivas e de lazer”, salientou o parlamentar.