Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Mais de 900 técnicos de urna irão trabalhar nas Eleições 2014 na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vai contar, em outubro, com um efetivo de 991 profissionais para trabalhar na prestação de serviços de apoio à realização das Eleições Gerais 2014. São profissionais com experiência mínima de três meses em microinformática e conhecimento em operação e instalação de aplicativos.

Os cargos são de Gerente (uma vaga), Técnico de urna (979) e Técnico de transmissão via satélite (11), que desempenham atividades referentes à preparação, distribuição e substituição das urnas eletrônicas em caso de defeito apresentado nos Cartórios Eleitorais, locais de armazenamento e nas seções de votação.

Todos os técnicos foram selecionados pela empresa multinacional Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos, que ofertou o menor preço, 7,1 milhões, e venceu o pregão eletrônico 51/2014, após a conclusão dos trabalhos de análise da proposta e da documentação de habilitação da empresa. A disputa teve a participação de 12 empresas e o valor estimado para a contração era de 9,5 milhões, ou seja, a economia para os cofres públicos foi de pouco mais de 25%. O contrato com a empresa, iniciado em 21 de agosto, terá vigência até 31 de dezembro de 2014.

 

Contratação

Diferentemente das eleições anteriores, em 2014 cada um dos 27 TREs do País ficou responsável pelas contratações. Até o ano de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, realizava a contratação de uma única empresa para a prestação das atividades em todos os Regionais.

A necessidade de contratação ficou por conta do aumento considerável da demanda pelos serviços cartorários nos meses que antecedem as Eleições e demais atividades de apoio à preparação do pleito. O TRE-BA dispõe de 39.155 urnas eletrônicas em 33.878 seções eleitorais e 205 Zonas, abrangendo os 417 municípios baianos. 

 

Fonte: TRE/BA