MEC faz avaliação positiva de 70% das faculdades baianas
Indicadores do Ministério da Educação (MEC) divulgados recentemente sobre a qualidade das instituições de ensino superior apontam que mais de 70% das faculdades baianas estão com pontuação acima de três, considerada positiva pelos gestores, uma vez que a escala de avaliação vai de 1 a 5.
Esses dados são constituídos a partir do IGC que indica a eficiência dos cursos de graduação e pós-graduação que, por sua vez, baseia-se no CPC, índice composto a partir da nota da titulação dos professores e da nota da instituição conquistada por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes.
Para o presidente da Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior, professor Carlos Joel Pereira, o resultado se deve às mudanças empreendidas pelas faculdades para se alinharem os procedimentos às normatizações do MEC.
“Nos últimos doze meses uma série de seminários para divulgar os novos padrões do ministério surpreenderam as faculdades. Foi necessário algum tempo para que elas conseguissem se adequar aos novos modelos”, afirmou.
Corpo docente
Segundo o professor Carlos Joel, durante o processo de adequação das faculdades, ocorreu um aprimoramento do corpo docente.
“Foi ampliada a carga horária de professores mais titulados e adotado um modelo para que os professores se dediquem mais ao meio acadêmico”, conta ele.
Para Joel, esse conjunto de fatores contribui para ampliar os indicadores de qualidade do Ministério da Educação na maioria das instituições baianas.
Fonte: Jornal A Tarde