Metade da morte de jovens na América Latina poderiam ser evitadas, diz Opas
Um relatório recente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por causas evitáveis. As principais causas são homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. O relatório analisa informações sobre a saúde dos jovens das Américas entre 2010 e 2018.
A taxa de mortalidade é maior entre os homens. Os homicídios matam a cada ano mais de 45 mil jovens entre 15 e 24 anos nas Américas. A maioria dos casos envolve armas de fogo. A taxa de suicídio também tem aumentado entre os jovens do sexo masculino. São cerca de 12 mil mortes por suicídio a cada ano na faixa etária entre 15 e 24 anos. Os condutores jovens têm três vezes mais chances de se envolver em acidentes do que os adultos.
Aproximadamente 30 mil jovens de 15 a 24 anos morrem a cada ano no trânsito nas Américas. A América Latina também registra o aumento no número de caso de gravidez na adolescência. O relatório sugere ações para melhorar a saúde dos jovens da região, com medidas dirigidas a grupos vulneráveis como os indígenas e afrodescendentes. O relatório da Opas analisou dados de 48 países e territórios das Américas.
Fonte: Bahia Notícias