Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Mobilidade urbana, emancipação e questões étnicas são tema de debate

Os moradores do distrito de Abrantes, localidade que, segundo historiadores, deu origem ao município de Camaçari, terão uma oportunidade de debater as questões relativas à proposta de emancipação do distrito em uma audiência pública proposta pelo vereador Zé do Pão (PTB). Aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (07/11), o evento foi marcado para 04 de dezembro.

 O tema mobilidade urbana também voltou a ser discutido, culminando com a aprovação, por unanimidade, da indicação, do vereador Otaviano Maia (PT), que trata da necessidade de aumento de linhas de transporte coletivo urbano no município. A matéria inclui ainda a demanda de linhas que operem durante a madrugada. “A partir das 22 horas, o transporte público praticamente não existe. Temos que trabalhar para dar um maior conforto aos munícipes, para que todos possam desfrutar de nossa cidade e da vida noturna dela”, pontuou. 

 A questão étnica racial também foi debatida, através da indicação do vereador Elinaldo (DEM), para a construção de monumentos homenageando as culturas indígenas da Nação Tupinambá. “Camaçari nasceu das aldeias tupinambás. Precisamos valorizar nossa cultura e nosso povo de origem, pois as novas gerações só sabem que nascemos das aldeias por causa dos nomes da cidade e das praias”, comentou o vereador.

 Ainda no debate, foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Teo Ribeiro (PT), que institui o Dia Municipal da Capoeira, mais a Moção de Congratulações, proposta pelo vereador Marcelino (PT), pela passagem do 40º aniversário do Bloco Ilê Aiyê. A pauta completa da sessão desta quinta-feira foi composta por 54 itens.