Monte Gordo celebra São Francisco de Assis em lavagem nesta sexta (19)

Aconteceu, nesta sexta-feira (19/01), a tradicional lavagem de Monte Gordo, com o cortejo das baianas sa
indo das proximidades da praia, sendo acompanhado por diferentes grupos culturais e encantando os transeuntes com muita música e animação. Uma das baianas que seguiam o cortejo era Floriceia, que veio da Ilha de Maré especialmente para os festejos. “Essa lavagem é parte de um resgate da cultura ancestral desse lugar e eu me sinto feliz em poder participar”, declarou.

O cortejo seguiu pela Avenida Humaitá rumo à Rua Senhor do Bomfim, logo após atravessar a Estrada do Coco, até chegar à Capela São Francisco de Assis, em frente à Feira de Monte Gordo. Entre os presentes estiveram diferentes personalidades políticas e artísticas da região. A Câmara Municipal de Camaçari se fez presente com a participação de muitos dos vereadores da Casa, como o vice-presidente, vereador Niltinho (PSDB), que declarou que as lavagens todas são muito importantes. “Semana passada estávamos em Barra do Pojuca, hoje em Guarajuba, e na próxima semana estremos em Jauá, pedindo a benção a São Francisco de Assis para todo nosso povo e cidade”, afirmou.

A vereadora Professora Angélica (PP) também estava presente desde o início do cortejo e ressaltou a importância da lavagem. “Uma manifestação importante que ajuda no fortalecimento da economia local, que recebe um incremento com o aumento do turismo nesse período de festividades”, afirmou. Já o vereador Dentinho (PT) declarou-se bastante emocionado. “Aqui é o lugar em que nasci e participo dessa lavagem desde menino, quando a procissão saia da praia junto com os pescadores. Desejo que São Francisco de Assis ilumine a cabeça dos políticos para que todo o povo de Camaçari seja contemplado com coisas boas, educação boa, saúde boa, com segurança”, finalizou.