O PROGRAMA PAPO DE MULHER DESSA SEMANA TRAZ DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

O programa Papo de Mulher dessa semana traz como tema a campanha Agosto Lilás, que trata da importância da amamentação. As convidadas do programa foram a doula, Maria Elaine Valadão, e a enfermeira, Viviane Miranda.

A campanha do agosto dourado teve seu início em um evento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em 1990, em Nova York. Segundo pesquisas da OMS, 38% das crianças são amamentadas de maneira exclusiva com o leite materno. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 9% das crianças recebem aleitamento exclusivo. A campanha foi criada para incentivar e conscientizar, além de defender o aleitamento até o sexto mês de vida, chegando até 2 anos de idade, pois isso pode afetar positivamente à sobrevivência e o desenvolvimento da criança.

Na entrevista, a doula Maria Elaine conta que os benefícios que a amamentação traz vão além do simples ato de aleitamento, mas impacta em toda a sociedade pois envolve até mesmo a sustentabilidade. “Olhando em um ponto de vista mais amplo, a temática disso transcende outros campos como a informação, os benefícios para uma sociedade inteira e com tantas questões envolvidas, inclusive a sustentabilidade, e temos a oportunidade de pensar juntos”, afirma.

Foi ainda foi destacado por Viviane Miranda a importância respeitar o tempo do aleitamento materno mínimo de 6 meses, mesmo com toda a dificuldade de voltar ao trabalho antes do tempo. “É muito difícil, eu sempre oriento as mulheres que vão retornar o trabalho antes dos 6 meses, de procurar um profissional para preparar toda a rotina de extração de leite, e planejar o armazenamento pois é muito importante esse momento.

A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira (18/08), e está disponível no canal oficial da TV Câmara Camaçari no Youtube. O programa acontece todas às quartas-feiras às 15h por meio do Canal 25.1 da TV Litorânea e através do Youtube.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube