Oziel comemora a chegada do Cimatec em Camaçari
Considerado o maior avanço de profissionalização tecnológica já conquistado por Camaçari, o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) Industrial irá proporcionar a formação mais qualificada de profissionais que buscam os melhores postos de trabalho nas indústrias da região. Com obras previstas para iniciar ainda neste mês de junho, a primeira fase da instituição deve ser entregue em junho de 2018, e contará com um investimento inicial de R$ 80 milhões.
A implantação do Cimatec foi discutida em uma sessão especial, proposta pelo vereador Oziel (PSDB), presidente da Câmara Municipal. O evento foi realizado nesta terça-feira (31/05), no Teatro Cidade do Saber, e contou com a participação de um grande público. Além da presença unânime dos vereadores da Casa, também se fizeram presentes o prefeito Elinaldo, o vice-prefeito José Tude, secretários municipais, autoridades eclesiásticas e militares, além de educadores e estudantes da região que fizeram questão de conferir de perto este novo avanço do município.
Na ocasião, o diretor de Tecnologia e Inovação do Cimatec, Leone Peter Andrade, palestrou sobre a atuação da instituição e todo o processo de instalação e funcionamento da unidade. “O Cimatec tem a missão de formar profissionais qualificados, que darão suporte a essa indústria, contribuindo, ainda mais, com o setor em todo o estado”, pronunciou.
Muito feliz pela nova conquista da população de Camaçari, Oziel disse que o Cimatec será um marco para a história do município. “Nós entramos, a partir deste momento, na era do investimento em tecnologia, formando no município técnicos mais qualificados, de alto padrão”, comentou Oziel, que fez questão de lembrar que muitos profissionais que ingressaram nas empresas do Polo Industrial se formaram na unidade localizada em Salvador.
O parlamentar lembrou, ainda, que Camaçari tem sido destaque em todo o país desde quando o Polo se instalou, em 1978, avançando, cada vez mais, com a chegada do Complexo Industrial Ford Nordeste, em 2001. “O Cimatec não só beneficiará a mão-de-obra local, mas principalmente a indústria local da nossa cidade. Por isso, é um momento de festa, e o legislativo fica contente em poder participar e anunciar para a cidade de Camaçari esta grande conquista que nós recebemos no dia de hoje”, finalizou.
Sobre o Cimatec Industrial:
O campus será instalado no terreno que havia sido destinado à construção da fábrica da JAC Motors, na Via Atlântica, mais conhecida como Estrada da Cetrel, e vai ocupar uma área de cerca de 4 milhões de metros quadrados.
O Cimatec Industrial contemplará um grande complexo tecnológico e industrial, e será feito em cinco fases. A primeira etapa, que contará com uma área de 50.000 m², tem previsão para terminar em maio de 2018, e entregue entre junho ou julho do mesmo ano. Consiste em uma fábrica de plantas-pilotos, de grandes proporções, áreas de segurança para testes e operações de risco, além de pista de teste multiuso para projetos de inovação tecnológica para o setor automobilístico. Além de ferramentaria, laboratório de construção naval, laboratório de caracterização de materiais, protótipos mecatrônicos, tanques para testes subaquáticos, entre outros.
Em Camaçari, a unidade terá infraestrutura diferenciada para atender as necessidades de Energia Eólica, Mecânica, Naval e Offshore, Automotiva, Elétrica, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Celulose e Papel e Petróleo e Gás.