Oziel indica criação da Casa de Acolhimento à Criança e ao Adolescente
Ressocializar crianças e adolescentes que enfrentam problemas com as drogas, este é o principal objetivo da indicação n°316/2017, do vereador Oziel (PSDB), que solicita ao Chefe do Executivo a Criação de uma Casa de Acolhimento à Criança e ao Adolescente no município de Camaçari. A indicação foi pauta da 14ª Sessão Ordinária, ocorrida nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal.
Acreditando ser uma causa social importante, diante da atual situação em que crianças e adolescentes vêm sendo aliciados para o mundo do crime e das drogas, a criação da Casa de Acolhimento visa garantir proteção integral aos jovens em situação de risco, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Isso só será possível por meio de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, com boas condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. É o que defende o autor da indicação, vereador Oziel.
“A carência de uma Casa de Acolhimento é um dos maiores problemas que a justiça tem encontrado quando o assunto é ressocialização dos jovens envolvidos com as drogas. Crianças que têm pais traficantes não podem continuar convivendo com os mesmos, num seio familiar que não irá contribuir para o seu afastamento do mundo do crime”, justificou o parlamentar.
Nas últimas semanas, Oziel participou, a convite do Desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, Corregedor Geral da Justiça, de duas reuniões para discutir políticas públicas voltadas para a infância e juventude, em especial para menores usuários de substâncias psicoativas. Os encontros aconteceram no Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, e uma terceira reunião já está prevista para ocorrer no início do próximo mês.
“Esta é uma causa social que precisamos estar envolvidos, que além de contribuir para o tratamento da dependência química, diminuirá as chances desses jovens assistidos na Casa de Acolhimento se tornarem futuramente um traficante. Importante não somente para Camaçari, assim como para toda Região Metropolitana de Salvador”, finalizou o vereador.
A indicação foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes na sessão.