PAPO DE MULHER DESSA SEMANA TRAZ DEBATE COM O TEMA JULHO DAS PRETAS

O programa Papo de Mulher dessa semana recebeu duas convidadas para tratar do tema Julho das Pretas. A coordenadora da Rede Refavelas, Janete Santos, e a ativista Bárbara Pereira falaram sobre temas relacionados ao Dia da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, ação que foi criada em 2013 pelo Odara, Instituto da Mulher Negra.

Na entrevista, foi tratado os aspectos de inserção da mulher negra no mercado de trabalho e sobre políticas que incentive as mulheres negras em espaço de poder social, “A gente percebe pelos indicativos sociais que essas mulheres precisam ser notadas, na sequência da pirâmide vem homem branco, mulher branco, homem negro e por último a mulher negra, isso em todas as esferas sociais”, relata a ativista Bárbara Pereira.

Ainda no debate, foi destacada a importância do autoconhecimento e do fortalecimento da cultura histórica do papel social da mulher negra, como forma de se posicionar e de valorização. “Não basta ser só mulher ou ser só preta, ela tem que ter consciência, saber seu papel na sociedade. Boa parte do trabalho que a mulher negra exerce vem de ancestralidade, de cultura e isso precisa ser valorizado como identidade”, conta Janete Santos.

O debate trouxe ainda conselhos e incentivos de como lidar com a pressão familiar, social e psicológica diante das situações de vulnerabilidade que ainda é uma realidade no país. A entrevista foi ao ar excepcionalmente nesta quinta-feira (28/07), e está disponível no canal oficial da TV Câmara Camaçari no Youtube. O programa acontece todas as quartas-feiras às 15h por meio do Canal 25.1 da TV Litorânea e através do Youtube.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube