Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Para vereadores, saúde segue como área prioritária para investimentos

É sabido que a saúde é prioridade para os brasileiros, quando se fala em prestação de serviços públicos. Esse dado foi, inclusive, apontado em pesquisa realizada em 2016 pelo Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).

Em Camaçari, o cenário não é diferente. Na sessão Ordinária da Câmara Municipal deste quinta-feira (24/08), a pauta de proposições colocada em votação deu uma demonstração de que a área também é prioritária para os vereadores do município.

Entre as indicações apresentadas e aprovadas por unanimidade, está a de No 494/2017, de autoria da vereadora Fafá de Senhorinho (DEM), que solicitou a implantação de um setor específico para atendimento em parto humanizado.

Segundo dados apresentados pela vereadora, somente na rede pública do país, 52% dos partos são feitos por intervenção cirúrgica, o que ultrapassa o índice considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15%. “Precisamos trabalhar para levar informações e desconstruir a cultura do parto cesárea no nosso país. Este setor que estamos propondo seria fundamental exatamente para desmistificar alguns mitos sobre o parto normal e incentivar as gestantes a optarem pelo parto humanizado”, defendeu.

O vereador Jackson Josué (PT) também demostrou preocupação em garantir melhoria na área da saúde. Ele solicitou, através da indicação No 396/2017, que seja construído um Posto de Saúde da Família (PSF) no bairro Alto do Triângulo. “Recebemos muitos pedidos dos moradores desta região para que seja implantada uma unidade lá, pois atualmente precisam se deslocar para outros bairros em busca de atendimento. E nossa função é essa, apresentar aqui e lutar pelas demandas registradas pela nossa comunidade”, registrou o parlamentar.