Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Parque Municipal das Dunas de Abrantes: Grupo se reúne com prefeito para discutir implementação

(30/04/2018)

Parque Municipal das Dunas de Abrantes: Grupo se reúne com prefeito para discutir implementação

Instituído em 1977 pelo decreto de Lei Nº 116/77, o Parque Municipal das Dunas de Abrantes nunca saiu do papel. De lá pra cá, passaram-se 41 anos e a política de preservação ambiental no município não apresentou grandes avanços. Para corrigir esse erro histórico, um grupo formado por moradores de Jauá e Busca Vida luta pela implementação do Parque Municipal e cobra ações efetivas para frear os danos ambientais e proteger nascentes, espécies nativas e animais silvestres que ainda resistem à ação predatória humana.

Na tarde desta segunda-feira (30), a mobilização conquistou mais um importante aliado: o prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo. O prefeito se reuniu com o vereador Gilvan Souza e os representantes do SOS Dunas de Abrantes, Ana Mandim e Marcos Anunciação. Na oportunidade, o gestor municipal garantiu o empenho da Prefeitura para estudo técnico, implementação e fiscalização ambiental, como prevê o projeto original do Parque.

Os representantes do movimento em prol da implantação do parque, defendem que a regulamentação dessa política de preservação ambiental no local, vai beneficiar o meio ambiente na região e terá reflexos positivos em todo o Litoral Norte da Bahia. “O Parque Municipal vai proteger essa região e terá impactos positivos nos lençóis freáticos”, explica Ana Mandim.

Além da reunião com o prefeito, ainda essa semana, acontece uma Audiência Pública proposta pela Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. A Audiência está marcada para o próximo sábado (05/05), ás 8h, na Associação Beneficente de Jauá (Rua Direta de Jauá, junto à Lagoa do Papagaio, penúltima quadra antes da praia).