Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Prefeitura e Câmara se unem para lutar contra o fechamento da Fafen-BA

(20/03/2018)

Prefeitura e Câmara se unem para lutar contra o fechamento da Fafen-BA

 

O anúncio do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, movimentou o cenário econômico baiano e já mobilizou as principais liderança políticas de Camaçari, que se reuniram na tarde desta terça-feira (20), em uma Audiência Pública para discutir o “Desenvolvimento Econômico e a Indústria de Fertilizantes em Camaçari”. A Audiência foi pedida pelo vereador Marcelino (PT), com a aprovação de toda a Casa.

 

A audiência Pública que contou com a presença do prefeito de Camaçari Antonio Elinaldo (DEM) e do deputado federal Luiz Caetano (PT), discutiu as consequências do fechamento da empresas para a produção agrícola nacional e definiu ações de enfrentamento para análise e reversão do quadro. Durante o debate, foi definido que uma comissão formada por representantes do executivo, legislativo e dos trabalhadores vai até a sede da Fafen no Rio de Janeiro, para uma reunião com os diretores da empresa.

 

De imediato, a paralisação das atividades da empresa representa a extinção de uma média de 1.500 empregos diretos e indiretos, redução na arrecadação de impostos no município, e a longo prazo, na redução da produção agrícola no país, culminando no encarecimento de frutas e legumes na mesa do brasileiro. Em nota, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) alerta que os fertilizantes são insumos essenciais à produção agrícola, “sendo necessário tratar sua produção como questão de Segurança Nacional”.

 

Durante a Audiência, o vereador Gilvan Souza (PR), destacou a importância dos agentes políticos do município se unirem, deixando de lado as contendas partidárias. O vereador defende ainda, a formalização de uma mesa permanente para acompanhamento do caso e estudo por parte dos vereadores para oferecer soluções que possam ajudar na manutenção da empresa e atração de novos investimentos para o município.

 

O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, anunciou a realização de uma reunião na tarde desta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro (sede da Fafen) e afirmou que continuará “lutando para que a estatal, gerida pela Petrobrás, permaneça no município”. A Fafen em Camaçari começou suas atividades em 1971, e foi pioneira na implantação do Polo Petroquímico – uma das razões da escolha de Camaçari foi a de que já existia ali a estrutura industrial de gasodutos, água e eletricidade.