Prefeitura reinaugura Centro de Controle de Zoonoses
(23/02/2018)
Prefeitura reinaugura Centro de Controle de Zoonoses
Dando continuidade aos avanços na área da saúde, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, reinaugurou na tarde de quinta-feira (22), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), totalmente requalificado. Esta foi a 24ª unidade reinaugurada na gestão do prefeito Elinaldo Araújo.
A cerimônia realizada na sede do centro, situado na BA-512, próximo ao Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), contou com a presença do prefeito, do vice-prefeito José Tude, do secretário de Saúde Elias Natan, do vereador Gilvan Souza e de demais autoridades municipais.
Com a reforma, o centro voltará a atuar na prevenção, controle e diagnóstico das zoonoses no município. A requalificação contou com reparos em toda parte elétrica, no sistema hidráulico, reforma estrutural do curral, das baias e do canil, assim como, de todas as salas administrativas do CCZ.
A reforma contempla ainda a melhora na iluminação, conserto da cerca da área externa, ativação da sala de eutanásia animal, troca do forro das instalações, climatização da estrutura e adequação às normas de Vigilância Sanitária.
Atualmente o CCZ tem capacidade para acolher no canil de observação de saúde pública aproximadamente 21 animais. No curral a capacidade de lotação é de 30 animais por dia. O tratamento fornecido aos animais pelo centro incluem cuidados básicos como fornecimento de água, alimentação, abrigo, higienização e exame clínico básico.
O CCZ de Camaçari desenvolve ações com uma influência direta sobre as zoonoses e orientações sobre animais peçonhentos de forma a prevenir a ocorrência ou reduzir o número de casos. São ações de educação que promovem a saúde humana, vacinação antirrábica de cães e gatos, além da remoção de animais domésticos com suspeita clínica de zoonoses de relevância para a saúde humana, bem como controle vetorial, através de visitas domiciliares e bloqueios químicos, estes regidos por notas técnicas.
*Casos de eutanásia ocorrem quando indicado em animais portadores de zoonoses de relevância para a saúde pública, conforme os programas oficiais do Ministério da Saúde e em concordância com a Resolução nº 1.000, de 11 de maio de 2012. Dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais e dá outras providencias.