Presidente da Câmara dialoga com BYD provável instalação de fábrica em Camaçari

Preocupado em atrair novas empresas e amenizar o alto índice de desemprego em Camaçari com a crise do setor industrial em nível nacional – números piorados com a saída da Ford do país – o presidente da Câmara de Camaçari, Júnior Borges (União), se reuniu nesta quinta-feira (9), de maneira virtual, com o diretor de projetos da BYD Brasil, Alexandre Barbosa.

A proposta do encontro virtual foi discutir as reais possibilidades da multinacional, que já está presente em 50 países, se instalar no município de Camaçari, atuando, principalmente, na fabricação de carros. Para Borges, a concretização da instalação de um braço da BYD no município seria um fôlego para a economia local, destacando como principais conquistas a receita do município e a geração de empregos para a população. “Precisamos criar uma política econômica de forma que a gente possa atrair novos negócios para Camaçari, gerando emprego e receita para que o município tenha robustez suficiente para investir no crescimento da cidade”, destacou.

O presidente ressaltou ainda a área deixada para trás pela Ford – com 4,7 milhões de metros quadrados – como o lugar ideal para a instalação de uma unidade fabril da empresa em solo baiano. “Temos um parque industrial automotivo pronto para receber a BYD, com toda a estrutura e tamanho suficiente para atender a linha de produção que a empresa precisa para a fabricação de carros”, disse Júnior Borges, acrescentando ainda que a cidade está de “braços abertos” para a empresa BYD.

Já em contato com a Bahia por conta de projetos desenvolvidos pela BYD no estado, o diretor de projetos da empresa, Alexandre Barbosa, se mostrou interessado com a possibilidade da implantação de uma unidade da multinacional em Camaçari, mas ressaltou que a proposta ainda está em fase de estudos. “A Bahia é um estado que a BYD já está presente e pronta para colaborar. Estamos fazendo alguns estudos, mantendo contato e conversando com o governo do estado. Temos total interesse em estudar e poder escolher Camaçari, caso venhamos a operar uma fábrica de carros no Brasil”. A BYD é responsável pela construção e operação do monotrilho VLT que liga Salvador à ilha de São João.

O presidente Júnior Borges afirmou a importância da empresa para Camaçari e vai oficializar a recomendação do polo industrial como uma opção para a BYD fabricar carros no Brasil, por meio de um documento entregue pela Câmara de Camaçari, em nome de todos os vereadores do Legislativo. “A Câmara está à disposição para dialogar sempre que preciso e amadurecer a ideia da instalação de uma unidade na cidade”.

Para dar continuidade às tratativas que precedem uma possível presença da BYD no município, um novo encontro deve ser marcado para o mês de julho com as presenças do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e titulares das secretarias municipal e estadual de Desenvolvimento Econômico.

tv CÂMARA


27.09 | Audiência Pública para a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre – 26 de Setembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube