Presidente da Câmara participa de apresentação do plano de retomada do comércio
A Câmara Municipal de Camaçari marcou presença em mais um encontro entre representantes do Poder Executivo Municipal, entidades representativas do comércio da cidade e representantes da Polícia Militar (PM). O presidente da Casa Legislativa, vereador Júnior Borges (DEM), compôs a mesa na discussão realizada na tarde desta sexta-feira (19/3), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov). Na ocasião, a administração municipal apresentou dados atualizados do panorama da Covid-19 no município, anunciou novas medidas restritivas e apresentou o protocolo de reabertura do comércio, a ser implementando quando houver redução na curva de contágio do coronavírus.
O intuito da reunião foi fortalecer o diálogo com os comerciantes e mostrar que o governo tem um plano de retomada das atividades econômicas, ao mesmo tempo em que, por meio da exposição do quadro epidemiológico do município, informar que a situação delicada não permite que medidas de flexibilização sejam tomadas de imediato. Na ocasião, comunicou a nova determinação do governo do estado, juntamente com seis cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), de mantém o toque de recolher por mais uma semana, ampliando-o em duas horas, já que irá vigorar a partir das 18h.
Preocupado, tanto com o risco de colapso na saúde, quanto com as dificuldades financeiras enfrentadas pelos comerciantes, Júnior Borges agradeceu o convite feito pela prefeitura e reafirmou o compromisso de manter, paralelamente, enquanto Poder Legislativo, a formulação de um plano de retomada do comércio que possa contribuir com o protocolo de reabertura dos estabelecimentos comerciais. “Foi uma reunião produtiva e esclarecedora. Importante para lembrarmos que é preciso redobrar os cuidados. Já passamos das 300 mortes no município e não temos leitos de UTI disponíveis. Precisamos dessa parceria com as entidades nessa luta contra o coronavírus”, declarou, exaltando a importância do diálogo aberto.
Os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Luciano Sacramento; da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL), Pedro Reis; da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Pedro Failla; do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari (Sicomércio), João Almeida; do movimento Comércio Unido e Forte (CUF), Rogério Costa; do Sindicato dos Empregados no Comerciário de Camaçari e Dias D’Ávila (Sindeccd), Nildo Santana; da Câmara do Jovem Empresário de Camaçari (CJE), Dilson Mota; dentre outras, compareceram ao encontro.
Presidente da Acec, Luciano Sacramento elogiou a iniciativa de chamar o comércio para expor o andamento do planejamento. “É interessante quando o governo chama todo o segmento para dissolver a pressão. Esse tipo de encontro amplia a nossa compreensão sobre o que pode e não pode ser feito. Esse diálogo é essencial e muito positivo, como também vem acontecendo com a Câmara, com a proposta de projetos que discutem a possibilidade de conceder isenção e prorrogar dívidas tributárias”, comentou.
Os gestores das secretarias de Governo (Segov), José Gama; de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; de Saúde (Sesau), Elias Natan; e de Turismo (Setur), Cristiane Bacelar; também marcaram presença, assim como representantes da Polícia Militar da Bahia, a exemplo do Tenente Coronel André Luís Cunha, comandante do 12º Batalhão da PM, que informou que a corporação está empenhada na garantia do cumprimento da lei durante a pandemia. “A Polícia Militar está trabalhando, acabando com aglomerações e reuniões ilegais. Não estamos recuando. Pelo contrário, atuamos para fazer cumprir o que determina os decretos dos governos estadual e municipal”, destacou.