Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Prevenção foi palavra de ordem em Sessão Especial pelo Outubro Rosa

Prevenir e informar foram as questões de ordem na sessão especial em alusão à campanha do Outubro Rosa, realizada hoje (25/10), às 9h, na Câmara de Camaçari.

Outubro Rosa é o nome dado à campanha de conscientização para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O vereador Elias Natan (PV), que presidiu a sessão, falou da importância do debate para a sociedade. Ele alertou para que o tema não fique apenas na discussão, mas que as pessoas possam praticar o que ouviram.

Como o assunto era saúde da mulher, o médico ginecologista Luiz Evandro Duplat esclareceu alguns mitos e verdades sobre o câncer no colo do útero. “É preciso fazer exames preventivos. Entendemos que a falta de estrutura e a dificuldade para fazer o exame no Sistema Único de Saúde são fatores que implicam no tratamento posterior da mulher, mas o exame não pode deixar de ser feito”, explicou.

Já o médico mastologista André Vinicius explicou que fatores sociais interferem em diversos casos. “Muitas mulheres têm deixado para engravidar depois dos 30 anos, ou não engravidam, e um dos fatores de proteção para a mama é engravidar antes dos 30 anos”, pontuou.

Ainda esteve presente o Coordenador do departamento de alta e média complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Arthur Sampaio, explicando atividades e estrutura da secretária voltada para as mulheres que necessitam deste tipo de tratamento. “A mama representa muita coisa para a mulher, é com o seio que ela amamenta e também tem a questão estética. É muito importante que ela tenha um acompanhamento adequado neste momento tão difícil para ela”, informou.

“Foi uma sessão bastante esclarecedora. Os três palestrantes falaram de forma clara para que as pessoas realmente pudessem entender. Doutor Duplat esclareceu alguns mitos e verdades, foram respondidos alguns questionamentos, nós entendemos que outubro é o mês de conscientização, mas que a pratica é diária”, avaliou o vereador Elias Natan.

O vereador Oziel (PT), que perdeu a mãe vitima de câncer de mama, ao fazer uso da palavra, lembrou emocionado da situação. “Eu não carrego apenas o lacinho rosa no peito, mas a dor de ter perdido minha mãe vitima desta doença”, declarou.

Também fizeram uso da palavra os vereadores, Elinaldo (DEM), Gilvan (PT), Otaviano (PT), Sessé Abreu (PRTB), Professora Patrícia (PT), Falcão (DEM), Jackson (SDD), Pastor Neilton (PSB).