Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Primeiro caso de coronavírus na Bahia é confirmado


A Bahia registrou o primeiro caso de Covid-19 (novo coronavírus). A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Saúde (Sesab), Fábio Villas-Boas, em uma postagem no twitter, na manhã deste sexta-feira, 6.

Trata-se de uma moradora da cidade de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, que teria vindo da Itália, no dia 25 de fevereiro, e manifestado os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Portanto, o caso da doença é importado e não originário no território brasileiro. A paciente “está em casa, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato”, informou o Villas-Boas.

Segundo secretário, a paciente teve o primeiro atendimento e as amostras coletadas em um hospital particular de Salvador. Em seguida, o material coletado foi enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído nesta sexta.

Boletim

No último boletim, divulgado, nesta quinta-feira, 5, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a Bahia registrou 73 casos suspeitos de Covid-19, de janeiro até às 17h de ontem.

Deste total, 21 casos foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

Fonte: A Tarde