PROGRAMA CAMAÇARI EM DEBATE CONVERSA SOBRE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

O programa Camaçari em Debate desta semana recebeu como convidados a psicoterapeuta, Jussara Mendes, e o advogado especialista em Direito Criminal, Layon Rocha, para abordar o tema Combate à Violência Contra Idosos.

No bate papo, a psicoterapeuta contou que boa parte das denúncias de violência contra idosos tem como agressor homens, que geralmente são filhos e netos das vítimas. Essas vítimas, por sua vez, são na maioria dos casos mulheres. “Culturalmente, nossa sociedade é construída com a ideia da valorização do homem idoso pelo histórico de ter sido um ser humano que contribuiu socialmente e a mulher alguém que quando idosa é frágil e que precisa de proteção. É nessa perspectiva que existe a linha tênue para violência”, explica.

Ainda na entrevista, o advogado criminalista, Layon Rocha, destacou que boa parte da violência contra os idosos acontece dentro do ambiente familiar e não são devidamente registradas. “O idoso naquela condição deixa de registrar a violência ou até mesmo por não entender que está sofrendo violência. Mas vale salientar que o Estatuto do Idoso diz que qualquer pessoa pode denunciar o fato ou representar, então a agressão não precisa ser denunciada apenas pela vítima”, afirma.

Durante o debate, foi reafirmada ainda a importância da conscientização social e das aplicações das leis nos direitos dos idosos para melhoria na convivência e na diminuição da violência. Os meios de denúncias podem ser realizados ligando no Disque 100 e na Delegacia de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Deficiência.

O programa foi ao ar na última segunda-feira (11/07), através do canal oficial da TV Câmara no YouTube (youtube.com/tvcamaracamacari) e simultaneamente pelo Canal 25.1, da TV Litorânea.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube