Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Programa de combate ao Crack deve ser implantado ainda este mês em Camaçari

Primeira quinzena do mês de novembro. Essa é a previsão para que se iniciem as ações voltadas à segurança pública no município de Camaçari, através da implantação do 1° Centro do Programa Crack, É Possível Vencer.

A informação foi confirmada pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari, tenente-coronel Adalberto Píton, durante a aula inaugural do curso de capacitação para atuação no Programa, realizada na Cidade do Saber.

“Vamos ter um efetivo com oito policiais, um micro-ônibus totalmente equipado com câmeras, uma viatura e duas motocicletas, que vão percorrer os pontos críticos da cidade. A implantação do posto será no Centro Comercial de Camaçari”, pontuou o coronel.

O curso, que está divido em módulos específicos [Multiplicador de Polícia Comunitária, Redes de Atenção e Cuidado e Abordagem policial a pessoas em situação de risco], tem duração de 30 dias e faz parte de uma das três etapas que compõe o ciclo do Programa que visa preparar policiais tecnicamente para lidar com o problema do crack e entender a importância do projeto.

Ainda de acordo com tenente-coronel, o policial é um gerenciador de conflitos e tem que ser capacitado em várias áreas, principalmente em lidar com a questão das drogas. “É preciso entender e incorporar o viés preventivo do programa Crack, é Possível Vencer, de que o usuário é um doente social e precisa de abordagem, acompanhamento e cuidados especiais”, explicou Piton.

O Programa “Crack, É Possível Vencer” é um projeto do Governo Federal, cujo objetivo é aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, que articula a ação nos três eixos: prevenção, combate e educação, com o intuito de estabelecer parcerias com estados, municípios e a sociedade civil, conforme já publicado pelo Camaçari Fatos e Fotos (CFF). 

Fonte: Camaçari Fatos e Fotos