PROGRAMA PAPO DE MULHER DEBATE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Em alusão a campanha do Outubro Rosa, o programa Papo de Mulher dessa semana trouxe como tema “Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama”. Para tratar sobre o assunto, as convidadas da semana foram a técnica de enfermagem e idealizadora do projeto Amigas do Peito, Marinalva Ferreira, e a enfermeira e coordenadora do CEONC (Centro de Oncologia de Camaçari), Luciana Nogueira.

O movimento que surgiu internacionalmente tem como foco o estímulo à participação da população, empresas e entidades na luta contra o câncer de mama. A causa incentiva mulheres a realizarem mamografia e o autoexame para o diagnóstico precoce a fim de prevenir a doença, visto que, o índice de mortes com o câncer de mama está em 5º lugar no mundo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde.

Na entrevista, Marinalva conta que está em tratamento de câncer de mama, mas que só conseguiu receber o diagnóstico na fase inicial por causa dos exames de prevenção. “A mamografia é o exame mais importante para detecção do câncer de mama, indicado por todos os médicos e pela Sociedade Brasileira de Mastologia. É importante reforçar que, normalmente, a doença só começa a apresentar algum sintoma quando já está em estado mais avançado. Por isso, é importante fazer os exames periódicos porque é através deles que o diagnóstico tem maiores chances de ser na fase inicial da doença, evitando muitos transtornos”, relatou.

Ainda discorrendo sobre o tema, foi destacado a importância da especialidade médica e equipe de apoio e suporte para o diagnóstico e acompanhamento do câncer de mama, como o CEONC. “Quando a mulher está com suspeita oncológica, ela será encaminhada para o acolhimento, onde será investigada, e encaminhada para os exames necessários. Após isso, as pacientes são encaminhadas para o tratamento. Dentro do mês de outubro, a demanda aumenta, por conta da campanha de prevenção do câncer de mama, isso é muito importante”, explica Luciana.

A entrevista foi ao ar na última quarta-feira (19/10), e está disponível no canal oficial da TV Câmara Camaçari no Youtube. O programa acontece todas às quartas-feiras às 15h por meio do Canal 25.1 da TV Litorânea e através do Youtube.

tv CÂMARA


30.11 | Afro Papo Tema “O Negro Como Protagonista da Sua História” – 30 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube