PROGRAMA PAPO DE MULHER DEBATE Luta feminina por DOAÇÃO DE ORGÃOS

Em alusão à campanha Setembro Verde, o programa Papo de Mulher trouxe como tema “Mulheres na Luta pela Doação de Órgãos”. Para tratar sobre o assunto, as convidadas foram Luiza Mazzafera, oftalmologista especialista em córnea, e Giovanna Fiori, transplantada renal e do Instituto Deixe Vivo.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo por meio do SUS. Apesar do grande volume de procedimentos realizados, a quantidade de pessoas na fila de espera é grande. De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, há 56.847 pessoas aguardando a oportunidade de receber um órgão.

Na entrevista, foi debatida a importância da informação sobre o tema, e no mês de conscientização vem para lembrar a oportunidade de conversar com amigos e familiares sobre o assunto. “Não precisa colocar em carteirinha, já existe a lei há muito tempo sobre isso, hoje você pode conversar sobre o assunto com os familiares, aproveitar a campanha do setembro verde”, relatou Luiza Mazzafera.

Ainda discorrendo sobre o tema, Giovanna lembra a experiência dela em ser receptora de órgãos, e que a lista de espera é alta, mas que há 3 anos recebeu a ligação e conseguiu realizar o transplante de rim. “Eu nasci com insuficiência renal e sou acompanhada desde os 8 anos de idade, e senti que meu órgão viria da lista de espera. Há 3 anos, recebi uma ligação após algum tempo esperando, e consegui. Mas todo o processo é uma mistura de emoções, pois tudo pode dar certo ou não, é preciso ter paciência e se manter firme”, conta.

A entrevista foi ao ar na última terça-feira (27/09) e está disponível no canal oficial da TV Câmara Camaçari no Youtube. O programa acontece todas às quartas-feiras às 15h por meio do Canal 25.1 da TV Litorânea e através do Youtube.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube