Programa Papo de Mulher debate Rede de Apoio e Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica em Camaçari

O programa Papo de Mulher dessa semana abre discussão sobre o tema de “Rede de Apoio e Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica em Camaçari” e para tratar desse assunto, o programa recebeu as convidadas Andressa Arruda, advogada e diretora de enfrentamento à violência contra a mulher (SEMU), e Camilla Campos, psicóloga CRAM e NAN.

Na entrevista, foi esclarecido que a violência contra a mulher não se limita à violência física, e existem diversas violências cometidas antes de chegar à parte física. “Muitos acabam associando a violência doméstica só à violência física, mas existe a violência psicológica que envolve qualquer ação que cause danos à estrutura emocional e psicológica dessa mulher, e afeta a autoestima. Temos situações de humilhações, críticas excessivas, isolamentos, julgamentos. Tem a violência patrimonial e violência sexual. Muitas mulheres só buscam ajuda quando começa sofrer a violência física”, afirma a psicóloga Camilla Campos.

Ainda na entrevista, foi destacado pela advogada Andressa Arruda, que a mulher que sofre violência muitas vezes não tem apoio familiar por diversos motivos, mas que o primeiro passo é ter uma base, um apoio para encorajamento e acolhimento. “A mulher precisa de orientação, pois se encontra envolta em diversas situações emocionais. Muitas vezes a mulher não tem apoio nem em sua rede pessoal e as intuições de acolhimento ajudam muito no encaminhamento à Delegacia especializada”, ressaltou.

A entrevista foi ao ar na quarta-feira (24/08) e está disponível no canal oficial da TV Câmara Camaçari no Youtube. O programa acontece todas às quartas-feiras às 15h por meio do Canal 25.1 da TV Litorânea e através do Youtube.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube