Programa papo de mulher traz como tema campanha de doação de cabelos para pessoas com câncer


O tema do programa Papo de Mulher, transmitido pela TV Câmara semanalmente, recebeu como convidadas esta semana a professora Elisângela Vilella e a psicóloga Regina Celi Carvalho, para conversar sobre o tema “Peruca Solidária”, que é a campanha de doação de cabelos para pessoas com câncer.

Discorrendo sobre o tema, a professora Elisângela Viella conta, emocionada, como surgiu o projeto e como ele foi criado, motivado pela experiência de ter sido diagnosticada com a câncer. “Eu já fazia doação de cabelos desde 2016 e sempre tive vontade de fazer perucas para esse fim. No dia em que eu fiz um exame e o resultado chegou,  eu estava com câncer, e compartilhando isso com algumas de minhas alunas, elas disseram que eu não iria passar por isso careca, e que elas cortariam o cabelo para fazer uma peruca, neste dia nasceu o Peruca Solidária”, contou.

A psicóloga Regina Celi Carvalho, que também participa do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), lembrou que durante o processo de tratamento do câncer, os pacientes ficam abalados emocionalmente além de outras reações que o próprio tratamento traz. Uniu-se a isso ainda a pressão da mídia a respeito da doença e da aparência física. “Nós temos a mídia ainda muito nessa coisa de beleza física e da saúde da pessoa, então a pessoa associa a doença com a morte, mas temos que lembrar que é algo passageiro, o corpo já está sendo tratado mas a mente precisa ficar forte também”, pontuou.

Durante o programa, foi destacado a importância de conversar sobre o assunto, do apoio no ciclo familiar, amigos e conhecidos, e que se isolar não é o melhor caminho. As especialistas ainda alertaram que, se for necessário, a ajuda profissional deve ser convocada. “A campanha solidária tem um papel importante para que a pessoa consiga aceitar a sua condição atual e entenda que não é o fim”, afirma a criadora da campanha professora Elisângela Vilella.

A entrevista foi ao ar na última quarta-feira (25/05), e está disponível no canal oficial da TV Câmara no YouTube (youtube.com/tvcamaracamacari). O programa acontece todas as quartas-feiras às 15h por meio do Canal 25.1, da TV Litorânea, e simultaneamente através do Youtube.

tv CÂMARA


27.09 | Audiência Pública para a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre – 26 de Setembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube