PROJETO DE LEI 029/2010 Declara Patrimônio Histórico e Cultural do Povo de Camaçari, a Estação Ferroviária da Sede e a do Distrito da Parafuso.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO refere-se a um bem móvel ou natural que possua valos significativo para a sociedade, podendo ser estático, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
PATRIMÔNIO CULTURAL é o conjunto de todos os bens, materiais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.
O QUE É A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA? A estação ferroviária de Camaçari foi aberta em 1861 na E.F Bahia ao São Francisco no terceiro trecho dessa ferrovia aberta ao trafego. A estação fica no centro da cidade do mesmo nome, hoje uma cidade rica graças ao Polo Petroquímico.
A preservação de um bem é de total importância para uma comunidade. É através das suas construções que o Homem engendra a sua história e traça sua identidade. As gerações futuras encontrarão, no bem preservados, “o passado vivo”, reforçando seus laços ancestrais e o sentimento de pertencimento aquela comunidade, fatores fundamentais na elevação da autoestima da cidade e consequente construção da cidadania.
As estações de trem de Camaçari e de Parafuso formam um conjunto de bens significativos, de valor próprio e relevante para a construção e/ou permanência da identidade da cidade.
A referida edificação representa um papel central em um período do desenvolvimento econômico e urbanístico do município.
Por consequência no centro ela se constitui e permanece. Assim, a estação de trem de Camaçari é símbolo da cidade. É imagem refletida e reflexo de Camaçari, por consequência é tão justificável, justo e moral o seu tombamento e consequente preservação.