Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

PROJETO DE LEI 058/2011 Institui-se, no município a Politica Municipal do Livro e da Leitura

A falta de hábito de leitura tem sido apontada como uma das causas do fracasso escolar do aluno e em consequência do seu fracasso enquanto cidadão. Subjacente a essa ideia não só se encontra a crença de que a escola forma para a vida, e que a literatura, especialmente a literatura infantil tem grande responsabilidade nesta formação. É comum a ideia de que a escola alfabetiza com relativo sucesso, entretanto não consegue formar leitores. No âmbito do discurso docente ouve-se falar que os alunos não gostam de ler nem de escrever, que as bibliotecas tornam-se espaços inúteis por falta de leitores, que a televisão, os Shoppings Center, a internet e o mundo fascinantes dos vídeos games são ameaças à sobrevivência da leitura. No entanto eles lêem revistinhas, bilhetinhos, compõem canções e são capazes até mesmo, de criar uma linguagem própria para comunicação via internet. Na verdade, percebemos que muitos professores é que não apenas não têm o hábito da leitura como também não foram seduzidos pela emoção desse prazer, pelas descobertas provenientes desse hábito, não valorizam a importância da leitura e justifica-se afirmando que os alunos é que não gostam talvez não gostem de ler aquilo que é imposto por estar no programa, muitas vezes apresentado de forma mecânica e desassociado do seu cotidiano. No atual contexto brasileira, tendo o livro didático papel preponderante na aquisição do conhecimento, pode-se até dizer que os alunos tenham o contato com livros. Entretanto, com uma prática de leitura desligada do seu dia-a-dia, fora da sua realidade e dos seus interesses, como acontecem com muitas escolas, resultado numa atividade sem prazer, causando como atitude inversa daquilo que se espera: o gosto pela leitura. A leiteira é um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos objetivos do leitor, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, etc…. não se trata simplesmente de extrair informações do escrito, decodificando palavra por palavra. Para aprender a ler, é preciso que o professor e o aluno se sintam nas condições favoráveis á sua aprendizagem. Isso requer uma ação reflexiva principalmente do professor quanto ao ato de ler.