Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Projeto do Parque Municipal ganha apoio da Câmara de Vereadores

(22/05/2018)

Projeto do Parque Municipal ganha apoio da Câmara de Vereadores

Uma comissão formada por representantes da Associação SOS Dunas de Jauá, se reuniu na manhã desta terça-feira (22), com os vereadores de Camaçari para discutir os trâmites de implementação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes. O encontro coordenado pelo presidente da comissão de meio ambiente da Câmara, Zé do Pão (PTB), marca o início das mobilizações para definições técnicas e delimitação da área do Parque.

O diálogo que teve início com uma reunião entre a associação e o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, avançou com a realização de uma Audiência Pública proposta pela comissão de meio ambiente da Assembleia Legislativa e agora, envolve os vereadores para formalização de uma proposta, obedecendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a legislação ambiental que rege o município.

Na oportunidade, a comissão apresentou o projeto de regulamentação do Parque Municipal e obteve o apoio de toda a Casa. Nos próximos dias, a comissão de meio ambiente da Câmara deve anunciar uma data para realização de Audiência Pública e discussão do projeto com a comunidade.

O presidente da Associação SOS Dunas de Jauá, Marcos Anunciação, explica que que além da Audiência, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Inema devem iniciar os estudos para configuração da nova poligonal, envolvendo levantamento fundiário, política de compensação da área, gestão e plano de manejo do Parque, além da formação de uma brigada de incêndio nas localidades vizinhas, uma espécie de “guardiões do parque”.

O vereador Gilvan Souza (PR), defende que a gestão municipal e a população estejam envolvidos no processo de implementação e regulamentação, garantindo a manutenção da área de preservação e possibilitando a implantação de projetos que gerem renda e desenvolvimento econômico para a região.

A gestão municipal foi representada pelo coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Tomaz Miranda.