Ruas de Jauá ficam lotadas durante procissão em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes
A Orla de Camaçari segue fortalecendo as tradições do município com mais uma tradicional manifestação de fé durante a Lavagem de Jauá, iniciada nesta sexta-feira (24/01). Dessa vez, a lavagem homenageou Bom Jesus dos Navegantes, que é o padroeiro da localidade.
O evento contou com a presença de centenas de pessoas acompanhando o cortejo, que além das baianas foi formado por grupos de percussão, capoeira, sambas e charangas. A indígena conhecida como Neguinha de Abrantes foi uma das nativas que prestigiaram todo o cortejo. “Para mim este é um momento de alegria e festejo para nosso povo de Jauá, pedindo proteção contra os males e fartura de peixes para nossos pescadores”, declarou.
A vereadora Fafá de Senhorinho (DEM) marcou presença no evento e destacou a beleza que é a manifestação da fé. “É uma imensa felicidade ver toda a comunidade prestigiando nosso padroeiro, o Bom Jesus dos Navegantes, de forma pacífica e com alegria e fé”, afirmou.
Até mesmo grupos ligados à agricultura familiar estiveram presentes no evento, como o líder do MLT, Damião Muniz. “É uma grande honra participar deste evento, por toda nossa ancestralidade, nós que somos o povo da roça somos muito ligados à tradição e à cultura religiosa. Então estou aqui representando a minha raça e a credulidade que tenho em nosso Bom Jesus dos Navegantes”, pontuou.
O vereador Binho do 2 de Julho (PC do B) também prestigiou o evento. “Esta é uma grande lavagem e já tradicional de nosso município. Nada mais justo do que os vereadores estarem juntos com o povo, participando e festejando esse dia maravilhoso com o nosso querido Bom Jesus dos Navegantes”, finalizou.