Secretaria da Educação presta contas do quadrimestre na Câmara

A Câmara Municipal de Camaçari apresentou, na sessão desta terça-feira (16), uma Moção de Pesar pelo falecimento do servidor público da Casa, o auxiliar legislativo Reginaldo Fonseca Santos, ocorrido em 11 de outubro. Na mesma sessão, a Câmara apresentou o Projeto de Lei Nº 949/2018, da autoria do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa de Camaçari para o exercício financeiro de 2019. A matéria foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças e Orçamento.

Logo em seguida, iniciou-se a Audiência Pública para Prestação de Contas do 2° Quadrimestre da Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari, atendendo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.

A secretária da pasta, Neurilene Martins, iniciou a audiência com algumas considerações sobre a atual gestão, citando a construção de seis novas creches que devem ser inauguradas nos próximos meses no município. De acordo com ela, atualmente, Camaçari atende pouco mais de cinco mil crianças, sendo 3.641 da rede municipal e 1.420 através de uma parceria com creches conveniadas. Os dados são do Censo Escolar de 2018.

“O apoio das creches parceiras não é suficiente para atender todas as crianças do nosso município. A gestão municipal firmou um compromisso com a comunidade para a construção de outras novas creches para dar atendimento às regiões que ainda não foram contempladas”, disse a secretária.

Ainda na audiência, Neurilene comentou sobre a instalação da UFBA no município, requalificação da rede de ensino, transporte escolar e sobre o Reda. A gestora fez também uma breve consideração a respeito da volta às aulas 2019, informando que a Secretaria já está providenciando os itens necessários para o início do ano letivo, como fardamento, kit escolar e livros da Língua Portuguesa e de Matemática. Um investimento, segundo ela, de R$ 3 milhões.