Secretaria da Saúde apresenta balanço de 2019 durante audiência pública na Câmara
A Secretaria da Saúde de Camaçari apresentou, durante audiência pública, o balanço referente ao 3º quadrimestre de 2019. A prestação de contas aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), na Câmara Municipal.
A audiência foi conduzida pela Comissão de Saúde da Casa Legislativa e os dados apresentados pelo secretário da pasta, o secretário Elias Natan.
“Estamos cumprindo, mais uma vez, o que determina a lei. Uma gestão transparente e clara, a fim de manter a população informada”, iniciou o gestor da pasta, em referência à Lei Complementar nº 141 de 2012.
Na oportunidade, Elias Natan apresentou o montante dos recursos e fonte aplicados, além da oferta e produção de serviços referentes à saúde. Informou, ainda, como esses serviços foram distribuídos nos distritos do municípios, divididos em Sede, Monte Gordo e Abrantes.
“Essa divisão é necessária para que possamos direcionar os recursos e a assistência onde há demanda, distribuindo de forma mais uniforme o acesso de toda população”, explicou.
Uma das novidades implantadas no ano passado foi o Programa “Sesau Mais Perto de Você”, que consiste em aproximar os serviços, como vacinação, atendimento odontológico, avaliação nutricional, além de práticas integrativas (fitoterapia, terapia comunitária, bioressonância, auriculoterapia, entre outras) aos moradores.
“O Programa assiste à população mais vulnerável com serviços de promoção, prevenção e assistência de forma integral e continuada”, disse o secretário. Segundo ele, foram realizadas 20 ações do “Sesau Mais Você” durante todo o ano passado.
O secretário informou também que a receita do município em 2019 foi pouco mais de R$ 970 milhões. Segundo ele, a lei recomenda que seja investido, no mínimo, 15% em saúde. Porém, as despesas nesta área, nos últimos 4 meses do ano, foi acima de R$ 209 milhões, equivalente a 21,47% da receita.
Os parlamentares também participaram da audiência. O vereador Jackson Josué (PT) sugeriu que o sistema de regulação do município fosse revisto diante da dificuldade encontrada pelos usuários da saúde pública. Na ocasião, citou o sistema implantado pelo Hospital Aristides Maltez. “É um sistema que tem dado certo. As mulheres procuram a unidade e conseguem imediatamente agendar a consulta e exames necessários”, proferiu o parlamentar.