Secretaria da Saúde presta conta do 2º quadrimestre de 2022

A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na tarde desta segunda-feira (26/09), a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2022 da Secretaria da Saúde (Sesau). A audiência foi aberta pelo vereador Vaninho da Rádio (União), que é integrante da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, e destacou que o objetivo da atividade é garantir a transparência na forma como os recursos públicos são convertidos em serviços prestados à população.

O secretário Elias Natan foi o responsável por apresentar as ações e investimentos realizados pela pasta durante o período. Segundo o secretário, a Prefeitura de Camaçari direcionou 20,33% de sua receita para o setor, percentual superior ao mínimo obrigatório determinado por lei, que é de 15%. O total de receitas atingiu R$ 241 milhões, aproximadamente. Já as despesas alcançaram o valor de R$ 236 milhões, aproximadamente.

Natan seguiu falando sobre a composição e quantidades de profissionais de atendimento à saúde e também destacou a concretização do pagamento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias. “Essa foi uma conquista importante da categoria, que contou com a rapidez desta Casa Legislativa na tramitação do projeto de lei e com a sensibilidade e compromisso da gestão municipal para garantir o pagamento do piso nacional, inclusive com retroativo”, afirmou.

Entre as ações realizadas, o secretário citou a algumas de maior destaque, como a entrega de cinco novas ambulâncias para atender serviço de urgência e emergência e na regulação municipal, entrega de 15 cadeiras de rodas para atender necessidade de munícipes, dentre outros. Entre os programas realizados, o secretário falou sobre o Sesau Fila Zero, implantado em janeiro deste ano e que tem como meta zerar a fila de espera de exames, consultas e cirurgias eletivas do período de setembro de 2019 a agosto de 2021. “Nossa previsão era de realizar 92 mil procedimentos, dentre cirurgias e consultas especializadas, e já efetuamos 124 mil. Isso porque, em alguns casos, o paciente acaba necessitando de outros atendimentos que estão relacionados com a demanda inicial e já aproveitamos para realizar tudo”, explicou.

Já entre as dificuldades enfrentadas pela gestão, o secretário destacou a falta de medicamentos para distribuição. O desabastecimento se dá pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, pela escassez de insumos para embalagem. “Essa foi uma dificuldade em todo o Brasil, porque faltou insumos para a fabricação desses medicamentos, deixando os municípios com ausência de alguns remédios que são disponibilizados pela gestão”, explicou.

Os parlamentares acompanharam a apresentação e, ao final, apresentaram seus questionamentos ao secretário. O vereador Tagner (PT), parabenizou a Sesau pelo aumento nos números relativos ao serviço de castração de cães e gatos, pontuou que tem recebido muita reclamação sobre falta de médicos em diversas unidades e sobre reclamações referentes à qualidade do serviço prestado na UPA da Gleba A

Em resposta, o secretário informou que tem realmente enfrentado dificuldades com contratação de médicos, pois houve a troca da empresa que presta o serviço de contratação desses profissionais e outras dificuldades nos trâmites e modelos de contratação, dentre outros. “Cobramos uma solução da empresa e já conseguimos resolver alguns pontos, mas ainda estamos buscando soluções definitivas para outros. Estamos notificando a empresa e, se for preciso, vamos convocar outra empresa para prestar o serviço”, explicou.

Por sua vez, o vereador Niltinho (PSDB) parabenizou o secretário pela gestão que tem sido feita na área de saúde. “Ficamos muito felizes de ver os resultados e as informações aqui apresentadas, percebendo que a saúde de Camaçari está avançando e oferecendo serviços a altura da nossa população”, afirmou.

tv CÂMARA


24.11 | 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativos – 24 de Novembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube