Secretário apresenta relatório de gestão fiscal do 2º quadrimestre
Foi realizada na manhã desta terça-feira (27/09) a Audiência Pública sobre a Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º quadrimestre de 2016 do Poder Executivo. O secretário da Fazenda de Camaçari, Camilo Pinto, compareceu ao plenário da Câmara para apresentar o balanço do orçamento, gastos e despesas da gestão do município neste período.
De acordo com o secretário, por conta da crise econômica, o município de Camaçari arrecadou menos que o previsto tanto no primeiro quanto no segundo quadrimestre deste ano. Isso resultou, portanto, em uma redução de investimentos para que fossem honradas todos as despesas. O primeiro quadrimestre apresentou uma queda de 18,22% na arrecadação. Já no segundo quadrimestre, a queda foi de 14,96%.
Na apresentação, o secretário também pontuou que Camaçari ainda atingiu o mínimo necessário de investimentos na educação, que é de 25% da receita resultante de impostos (compreendida a proveniente de transferências da União e Estados). Esses recursos são convertidos na manutenção e desenvolvimento do ensino e valorização dos profissionais da educação. Já na área de saúde, o percentual mínimo de 15% para gastos foi ultrapassado.
A audiência foi presidida pelo vereador Oto da Farmácia (PSB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Camaçari. Estiveram presentes ainda o relator do colegiado, o vereador Gilvan Souza (PR), o vice-presidente da Câmara, vereador Wilton de Ferrinho (PMN), e do vereador João da Galinha (DEM).