Ir para o conteúdo Ir para a navegação principal Pular para o rodapé

Sesau apresenta balanço do 3° Quadrimestre de 2017

A Primeira Sessão Ordinária de 2018 da Câmara Municipal de Camaçari, realizada nesta quinta-feira (22), teve quatro requerimentos de audiências públicas feitas pelo Executivo Municipal. A primeira foi solicitada para o mesmo dia, pela Secretaria da Saúde (Sesau); a seguinte ocorrerá no dia 27 de fevereiro, solicitada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz); a da Secretaria da Educação (Seduc) será no dia 1° de março; e a da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no dia 06 do mesmo mês. Todas audiências apresentarão o relatório do 3º quadrimestre de 2017 das respectivas secretarias.

Na Audiência Pública da Sesau, o secretário Elias Natan apresentou o balanço das ações e orçamento não somente do terceiro quadrimestre de 2017, como também de todo o ano.

Em 2017, segundo ele, foram investidos, com recursos próprios, 21,41% do orçamento municipal na Secretaria da Saúde, um montante de R$ 167.859.699,60. “A obrigação municipal era de apenas 15%, porém o Município investiu R$ 50 milhões a mais”, informou Elias Natan.

Na Atenção Básica, o secretário destacou algumas ações realizadas no ano passado, como a reativação de 38 salas de vacina; a ativação de 17 salas de curativo quando em 2016 não havia nenhuma; a reativação da coleta de preventivo ginecológico em 100% das unidades; a reativação de 100% das equipes de saúde bucal; além da requalificação de 20 unidades de saúde.

Após o fim da apresentação do secretário, foi aberta a palavra ao público presente. Eliomar Santos, portador de diabetes, hipertensão e glaucoma, relatou as dificuldades de encontrar atendimento no município. “Mesmo sendo portador de doenças crônicas, e tendo direito a remédios gratuitos pelo SUS, sinto dificuldade para conseguir atendimento médico e medicamentos nos postos”, reclamou. Na ocasião, o secretário se disponibilizou a ajudar a resolver o caso do morador, e explicou que atualmente o estoque de remédios está em 70%.

O presidente da Casa, vereador Oziel (PSDB), sugeriu mais divulgação dos serviços de saúde oferecidos à população. “Os moradores precisam saber para que servem e como devem ser utilizadas as diferentes unidades de saúde. A falta de informação pode comprometer todo o esforço que o município tem feito ao longo dos últimos meses”, disse. “Quanto mais a população estiver informada, melhor serão os serviços utilizados por ela”, finalizou.