Sessão Especial “500 Anos da Reforma Protestante” lota Teatro Cidade do Saber
A Sessão Especial em Homenagem aos 500 Anos da Reforma Protestante levou centenas de pessoas ao Teatro Cidade do Saber, na noite desta terça-feira (31). Proposto pelo vereador Oziel (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Camaçari, a sessão foi subscrita pelos vereadores que compõem a Bancada Evangélica da Casa, Pr. Neilton (PSB), Bispo Jair (PRB), Júnior Borges (DEM) e Sessé Abreu (PSDB).
“Esta sessão é uma conquista do segmento evangélico, dos protestantes do nosso município. Um momento histórico que nunca poderia passar em branco. A partir da Reforma Protestante, todas as pessoas passaram a ter o pleno conhecimento da salvação através da pregação da Palavra de Deus”, justificou o proponente da sessão, o vereador Oziel.
O primeiro palestrante da noite foi o pastor Alexandre Coelho, escritor, licenciado em Letras e Teologia, pós-graduando em Teologia do Novo Testamento, bacharel em Direito, pastor na Assembleia de Deus em Bonsucesso/RJ e gerente de publicações da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). “Há 500 anos, Deus interveio na história através de Martinho Lutero, ocasionando uma mudança na estrutura do cristianismo de tal maneira que o mundo ocidental foi redesenhado através de ocorrências que vieram através da Reforma Protestante”, iniciou o pastor, que continuou explanando sobre a Reforma e salientou as mudanças ocorridas em todo o mundo após o movimento.
O pastor Edvaldo Filho, presidente da Assembleia de Deus em Barra do Jacuípe, foi o segundo palestrante da sessão. Ele reforçou a relevância da Reforma para o mundo. “A Reforma Protestante trouxe vários benefícios para a humanidade, entre elas a liberdade de expressão. Lutero teve a coragem de dizer que todos tinham o direito de falar aquilo em que acreditavam”, comentou.
Os vereadores também prestigiaram o evento e fizeram uso da palavra. “A história mostra que já havia divergências políticas à época. Hoje, da mesma forma podemos ver no parlamento. Porém, o mais importante é que, assim como na época de Martinho Lutero, sempre prevalecerá a verdade”, proferiu o vereador Jackson Josué (PT).
A sessão teve a participação da cantora Nilma Carvalho, da Assembleia de Deus de Camaçari, que interpretou a canção “Castelo Forte”, um dos mais importantes hinos da história do cristianismo, composto por Martinho Lutero. A cantora gospel Gisele Nascimento também se apresentou na sessão, interpretando várias músicas do segmento evangélico.
Também se fizeram presentes o prefeito Antonio Elinaldo; o vice-prefeito Tude; o deputado estadual e pastor Samuel Júnior (PSC); o pastor Alex Santana; o pastor vice-presidente das Assembleias de Deus em Camaçari, Cícero da Graça; o apóstolo Antonio Lima, do Ministério Betel; o pastor Fernando Santana, da Comunidade Evangélica Águas do Trono (Ceat) e o pastor Paulo Passos, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Camaçari (Comec).