Sessão Especial apresenta projeto que incentiva comércio nos bairros
Investir e desenvolver ações que incentivem os pequenos comércios nos bairros do município. Este é objetivo do Projeto Bairro Empreendedor, em implantação no município. Detalhes da iniciativa foram apresentados à comunidade em Sessão Especial realizada pela Câmara de Camaçari, nesta quarta-feira (14/05).
O proponente da sessão, vereador Jackson (SDD), desatacou a importância da abordagem e divulgação das ações. “Fizemos visitas a alguns comerciantes do bairro Nova Vitória, por exemplo, e vimos o quanto o trabalho desenvolvido através do projeto poderá ajudar estes empreendedores.”, afirmou. Os vereadores Sessé Abreu (PRTB), Marcelino (PT) e Elinaldo (DEM) também usaram a tribuna para destacar a ação.
O projeto prevê a realização de cursos e capacitações, oferta de microcréditos com baixo custo, formalização de empreendedores individuais e consultas técnicas. Também estão previstas as criações do Núcleo de Atendimento ao Empresário por bairro e do Conselho Empresarial do Bairro.
Segundo o gestor de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Felipe Pinheiro, a ideia teve início ao detectar que o comércio de pequeno e médio porte estava em ascensão no município. “Verificamos que havia este crescimento e nos preocupamos com a qualidade de como isso aconteceria”, declarou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Djalma Machado, foi preciso entender o novo ciclo que vive o setor econômico da cidade. Segundo dados da secretaria, o município possui 17 mil empresas constituídas, a maioria delas de pequeno e médio porte.
“Vivemos um momento diferente, de novo ciclo de desenvolvimento econômico. Passamos pelo crescimento com as chegada de indústrias e hoje vivemos o momento do desenvolvimento dos pequenos comércios no nosso município”, explicou.
Para os representantes da pasta, os resultados imediatos esperados com as ações são o aumento da maturidade das empresas, profissionalização da gestão, maior solidez e sustentabilidade.
Representantes de órgãos parceiros na implantação do projeto também defenderam a iniciativa durante a sessão, foram eles a gerente de Microfinanças do Desenbahia, Márcia Fonseca, a representante do Sebrae na Bahia, Fernanda Libório, a assistente de Governo da Caixa Econômica Federal, Joyce Nunes, e o coordenador do microcrédito da agência do Banco do Nordeste de Camaçari, Pedro Gomes.
Estiveram presentes ainda representantes do Sindicato dos Comerciários de Camaçari, do Senac e de outras entidades, além de comerciantes locais.