Sessão Especial celebra atuação do Grupo Mulher que Empreende Revoluciona

Na manhã da terça-feira (07/06), a Câmara de Camaçari foi palco de uma grande homenagem à iniciativa social realizada pelo Grupo Mulher que Empreende Revoluciona (MER), que comemora dois anos de existência em Camaçari.  O grupo nasceu em abril de 2020, no início das restrições das atividades causadas pela pandemia da Covid-19, com o objetivo de apoiar e defender as mulheres empreendedoras do município diante das dificuldades.

A Sessão Especial em homenagem ao grupo, solicitada pelo presidente da Casa, vereador Júnior Borges (União), celebrou trabalhos que incentivam a atuação feminina como empreendedoras e lideranças dentro das comunidades. “Esse é um momento de dar espaço a esse trabalho edificante e transformador que é feito por este grupo especial. Tornar as mulheres protagonistas da sua própria história é uma missão muito grandiosa, pois toda uma cultura enraizada diz o contrário. Mas aqui celebramos o poder e a capacidade feminina, a superação das dificuldades através da inteligência e da força. Mulheres podem ser tudo que quiserem. E aqui queremos mostrar esses exemplos. Essa sessão é para crermos e praticarmos essa ideia”, reforçou o presidente.

A visão de empreender, de revolucionar é o grande mote de Joelma Silva, presidente do Instituto MER. Emocionada, ela agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e fez um longo relato sobre como iniciou o projeto, sobre sua importância e sobre atuação nos dois anos e transformações já realizadas na vida de mulheres do município. “São muitas as mulheres talentosas que vemos desabrochar quando são tocadas por esse projeto. Levar conhecimento, ajuda, apoio e incentivo para mulheres que queiram transformar a própria vida a partir da realização de seus sonhos é um dos nossos grandes incentivos. Não é fácil desenvolver esse trabalho, porque é um trabalho que incomoda, a gente bate da porta do poder público buscando ajuda, a gente pede, a gente batalha para garantir oportunidades para que todas que queiram possa desenvolver suas atividades e realizar seus sonhos”, relatou.

A mudança cultural para garantir a participação feminina nas diversas esferas da sociedade foi o tema da fala da coordenadora estadual do Núcleo de Mulheres Empresárias, Rosemma Maluf. Ela destacou a importância do trabalho de mudança de cultura, que não acontece do dia para a noite. “É importante ocupar os espaços de poder, lutar para garantir representatividade. Evoluímos muito, mas sabemos o desafio que é lutar por esses espaços dentro de uma cultura machista e marcada pelo patriarcado. É preciso estabelecer a equidade, que é garantir oportunidades iguais para homens e para mulheres. E esse movimento também é de responsabilidade dos homens, porque são eles que hoje estão nos espaços de poder abrindo portas para quem está buscando um lugar”, declarou.

Lúcia Bichara, subsecretária municipal de Turismo, fez um relato pessoal sobre o poder da mulher de realizar e liderar. “Sou filha de um pai que me emancipou para eu poder trabalhar. Enfrentei diversas dificuldades para empreender e me mantive firme no meu propósito, alcançando realizações que muito me orgulham. Foi muito difícil e eu bem sei da importância da existência de uma rede de apoio, uma linha de crédito específica para mulheres, ferramentas que nos deem oportunidade para alcançarmos os espaços de poder”, declarou.

Uma das integrantes do projeto, Juliana de Araújo, proprietária de uma empresa de geladinho, também deu seu relato sobre o grupo MER. “Fiquei desempregada após o retorno da licença maternidade e achei que meu mundo tinha caído. Foi aí que busquei fazer o que gostava, que é o geladinho. Estudei, busquei ajuda e conheci o grupo MER. Muitos me diminuíram, me criticaram. Mas quando eu entrei no grupo, eu vi o meu potencial, tive acesso a tantos treinamentos e hoje sei o meu valor, estou engajada e tenho certeza que posso chegar onde eu desejar. Quem precisar da nossa ajuda, estamos a postos para ajudar”, relatou.

Também fizeram uso da palavra o gerente do Banco do Nordeste, Tedson Neiva, que representou Leonardo Pimenta; o coach de alta performance, Gildemar Matos; a deputada estadual, Mirela Macedo; além dos vereadores Dilson Magalhães Jr. (PSDB), Professora Angélica (PP), Vaninho da Rádio (União), Vavau (PSB), Dr. Samuka (Cidadania), Tagner (PT), Flávio Matos (União), Gilvan Souza (PSDB).

tv CÂMARA


27.09 | Audiência Pública para a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre – 26 de Setembro 2022
Assista também a TV Câmara ao vivo pelo celular através do YouTube